Notícias
Campus Gurupi desenvolve projeto que analisa custos para produção de alimentos
A iniciativa é o Projeto de ensino “Quintais Produtivos e sua viabilidade econômica”
Estudantes e professores do Instituto Federal do Tocantins em Gurupi estão desenvolvendo o Projeto “Quintais Produtivos e sua viabilidade econômica”. Trata-se de um projeto de ensino que estuda os custos da produção de hortaliças e frutas.
O estudo é realizado pelos estudantes bolsistas Nayana Stela e Iago Terra; estudantes colaboradoras Erika Pimentel e Stefanny Lobo – todos do 1º ano do curso técnico em Administração integrado ao Ensino médio. Na coordenação está o professor Antonio Carlos Rêgo e os colaboradores, professor Marcelo Terra e a professora Keila Faria.
A equipe de professores e estudantes estão cultivando coentro, rúcula e abóbora em um total de 06 canteiros produzidos também por eles. Para a irrigação, foi instalado um hidrômetro para medir o consumo da água e o sistema de irrigação que funciona com 3 aspersores de ligação manual para irrigação das hortaliças.
Para o desenvolvimento do projeto e seguindo sua função agroecológica, a equipe conta com a doação de resíduos orgânicos de um restaurante do município, que doa 15 kg, em dias alternados, para serem processados e colocados no minhocário para obter húmus e aplicar no solo para cultivo dos alimentos.
E a primeira a primeira colheita já aconteceu: coentro, abóbora e rúcula e cebolinha. Logo após, os mesmos itens foram adquiridos no mercado local para comparação e a avaliação do preço de venda e o custo de produção. A produção e a análise estão em andamento e a previsão é que o resultado final do estudo saia até o dia 12 de dezembro.
Por: Nathália Soares (estagiária) e Luícia Ferreira (Relações Públicas)