Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas reúne pesquisadores e extensionistas no 4º Café com Ciência, de 24 a 26 de junho

Notícias

Campus Palmas reúne pesquisadores e extensionistas no 4º Café com Ciência, de 24 a 26 de junho

Pesquisa e Extensão

Evento vai contar com palestras e momentos de debate
por Eliane Vieira publicado: 16/06/2026 17h04 última modificação: 01/11/2026 23h43
Em sua 4ª edição, evento reune pesquisadores e extensionistas no Campus Palmas

Em sua 4ª edição, evento reune pesquisadores e extensionistas no Campus Palmas

O Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realiza, entre os dias 24 e 26 de junho, o 4º Café com Ciência – Encontro de Pesquisadores e Extensionistas. O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), e tem como objetivo promover a troca de experiências, o fortalecimento das ações de pesquisa e extensão e o debate sobre temas relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e social.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://suap.ifto.edu.br/eventos/inscricao/1/1716/ . As atividades terão início no dia 24 de junho, às 14h, com o encontro de pesquisadores e extensionistas do Campus Palmas, a apresentação dos indicadores de extensão e momentos de debate sobre pesquisa e extensão. O dia será encerrado com o tradicional Café com Prosa.

A abertura oficial do evento acontece no dia 25 de junho, às 9h15, no Auditório Central do Campus Palmas. Na sequência, a professora doutora Haihani Silva Passos, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), ministrará a palestra "A Extensão como Espaço de Protagonismo, Inovação e Transformação". Ainda no dia 25, às 14h, a professora doutora Patrice Monteiro de Aquim conduzirá a roda de conversa "Produção Técnica Tecnológica para Divulgação da Ciência Aplicada".

No mesmo dia, às 16h, na Sala de Metodologias Ativas, o professor doutor Alcimar Barbosa Soares ministrará a palestra "Engenharias IV na Capes: Critérios de Avaliação, Desafios para Novos Programas e Perspectivas de Consolidação da Pós-Graduação". 
Encerrando a programação do segundo dia, às 19h, o professor doutor Edson Kayapó apresentará a palestra "Curricularizar é Descolonizar: Desafios da Implementação da Educação Afro-Brasileira e Indígena na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)".

No dia 26 de junho, a programação terá início às 8h30, com mais uma edição do Café com Prosa. Em seguida, às 9h, a professora doutora Ivanise Maria Rizzatti, coordenadora da Área de Ensino da Capes, ministrará a palestra "Critérios de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação no Quadriênio 2025–2028", seguida de um momento de debate com os participantes.

O 4º Café com Ciência é promovido pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DEPPI) do Campus Palmas e busca fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, estimulando a construção coletiva do conhecimento e a ampliação do impacto social das ações desenvolvidas pela instituição.

Confira a programação e participe!

Programação

24 de junho

14h – Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do Campus Palmas (DEPPI); apresentação dos Indicadores de Extensão pela Pró-Reitoria de Extensão; e momentos de debate sobre pesquisa e extensão.
16h – Café com Prosa.

25 de junho

8h – Credenciamento e café de boas-vindas.
9h15 – Abertura oficial.
9h30 – Palestra com Haihani Silva Passos.
14h – Roda de conversa com Patrice Monteiro de Aquim.
16h – Palestra com Alcimar Barbosa Soares.
19h – Palestra com Edson Kayapó.

26 de junho

8h30 – Café com Prosa.
9h – Palestra com Ivanise Maria Rizzatti.
10h – Momento de debate.