Notícias
Campus Porto Nacional abre vagas para transferências, portadores de diploma, reingresso e enriquecimento curricular
Seleção
O cronograma das inscrições do processo seletivo para reingresso, enriquecimento curricular, transferência interna, transferência externa e ingresso de portadores de diploma nos cursos de graduação do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foi alterado em virtude do feriado municipal alusivo ao aniversário de emancipação política de Porto Nacional e à decretação de ponto facultativo, nos dias 13 e 14 de julho, respectivamente. Com a mudança, não haverá expediente na unidade e as inscrições serão reabertas nos dias 17 e 18 de julho.
Os interessados devem procurar o Setor de Protocolo do Campus Porto Nacional, das 8h às 12h e das 14h às 18h, munidos da documentação exigida para cada modalidade nos editais nº 20/2023 (transferências interna e externa) e nº 21/2023 (portador de diploma, reingresso e enriquecimento curricular). Ao todo, são ofertadas 74 vagas distribuídas entre os cursos de Administração, Pedagogia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Logística para ingresso no 2º semestre letivo de 2023.
As demais etapas dos processos permanecem inalterados. O resultado preliminar das seleções será divulgado em 4 de agosto; os recursos contra a lista de selecionados podem ser protocolados dias 7 e 8/08. A previsão é que o resultado final seja conhecido em 11 de agosto e as matrículas aconteçam nos dias 14 e 15/08. O acompanhamento de todas as etapas da seleção pode ser feito aqui.
Entenda a diferença entre as modalidades
As vagas de transferência externa são destinadas aos estudantes de outras instituições de Ensino Superior que desejam fazer a graduação em um dos cursos ofertados pelo Campus Porto Nacional. No caso da transferência interna, trata-se da passagem do estudante de um curso ofertado pelo Campus Porto Nacional para outro curso de mesmo nível, podendo ser inclusive de outro campus do IFTO. Nas duas situações, o interessado deve ter concluído, no mínimo, todos os componentes curriculares do primeiro período letivo do curso de origem com êxito.
Para concorrer a uma vaga como portador de diploma, o candidato deve comprovar a conclusão de curso de nível superior, preferencialmente de eixo tecnológico afim ou correlato ou curso de mesmo eixo tecnológico ou área de conhecimento afim ou correlato.
Para a modalidade de reingresso, podem se candidatar os estudantes que estejam com status evadido ou desligado, para o mesmo curso.
Podem concorrer às vagas do enriquecimento curricular estudantes regulares de cursos superiores em unidades curriculares não pertencentes ao currículo da graduação que cursam. Também podem participar alunos não regulares, sem vínculo com instituições de ensino, em unidades curriculares isoladas na graduação. Neste caso, é necessário que o candidato tenha, no mínimo, o ensino médio concluído e que, preferencialmente, esteja matriculado em instituição de ensino superior.