Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Semana Acadêmica de Letras do Campus Palmas acontece de 11 a 14 de agosto

Notícias

IV Semana Acadêmica de Letras do Campus Palmas acontece de 11 a 14 de agosto

Ensino

Evento propõe debates sobre literatura, linguagem e ensino na contemporaneidade
por publicado: 21/07/2025 16h09 última modificação: 21/07/2025 16h16
Semana Acadêmica de Letras

Semana Acadêmica de Letras

O curso de Licenciatura em Letras do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realiza, entre os dias 11 e 14 de agosto, a IV Semana Acadêmica de Letras, que nesta edição traz como tema "A produção literária e os estudos de Letras: contemporaneidades".

O evento tem como objetivo promover reflexões e diálogos em torno dos estudos literários, da linguística e da linguística aplicada, abordando questões atuais nos âmbitos local, regional e nacional. A proposta é contribuir com a formação acadêmica de estudantes em licenciatura de Letras, bem como profissionais de áreas afins.

As inscrições para participação nas palestras e minicursos estão abertas de 25 de junho a 14 de agosto, o link para inscrições é https://suap.ifto.edu.br/eventos/inscricao/1/1106/. Já as submissões de trabalhos devem ser enviadas até o dia 18 de julho para o e-mail: letras.palmas@ifto.edu.br, utilizando o template disponível no link: https://abrir.link/HBFHc.

Confira a programação

11/08 - 8h

  • Palestra de abertura: Poéticas para de(compor) mundos, com Izabela Leal, da Universidade Federal do Pará.

12/08 - 8h

  • Minicursos: O poder dos nomes: Onomástica, identidade e ensino, com Carla Bastiani, do IFTO campus Paraíso do Tocantins. 

  • Entre a voz autoral e o texto acadêmico-científico: desafios contemporâneos nos estudos de Letras, com Dalve Batista-Santos, da Universidade Federal do Tocantins campus Porto Nacional. 

  • Poesia tocantinense: roteiros líricos e sentimentais, com Viviane Oliveira, da Universidade Federal do Tocantins campus Porto Nacional, e o poeta Thiago Ramos.

13/08 - 8h

  • Seminário de pesquisas em Letras.

14/08 - 8h

  • Palestra de encerramento: O Português Tocantinense e o complexo cenário da Dialetologia na Amazônia Legal, com Greize Alves da Silva, da Universidade Federal do Tocantins campus Porto Nacional.


(Por Isabela Belizário, estagiária sob supervisão do Setor de Jornalismo do IFTO/Palmas)