Notícias
Dinter em Educação realiza aula inaugural com palestra sobre direito à educação e escola inclusiva
Capacitação
O primeiro Doutorado Insterinstitucional em Educação (Dinter) oferecido pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO),em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), iniciou suas atividades letivas com uma aula inaugural, na manhã da segunda-feira, 1º de abril, no auditório do Campus Palmas.
O evento teve início com a composição da mesa de honra, seguida dos pronunciamentos dos representantes do IFTO e da UEL. Na oportunidade, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), Paula Karini Amorim, lembrou que a oferta do curso é resultado de um trabalho construído a muitas mãos. Ela frisou, ainda, que no decorrer do curso o doutorandos (as) poderão contar com o apoio da Propi.
O coordenador do Dinter da UEL, Tony Honorato, parabenizou os doutorados pela aprovação e descreveu como ocorreram as tratativas para realização da parceria entre o IFTO e a UEL. Destacando que desde a primeira reunião entre as instituições, o IFTO acolheu a proposta de oferta do Dinter.
O curso de doutorado terá a duração de quatro anos e contará com aulas presenciais, que serão realizadas no Campus Palmas, além de atividades remotas programadas que visam promover a integração entre os doutorandos da turma IFTO e os pós-graduandos da UEL.
Palestra
A programação da aula inaugural contou, também, com a realização da palestra “Direitos de todos à educação e o caráter conservador da escola inclusiva”, ministrada pela psicóloga doutora, Silva Àrcia Meletti, que atualmente é professora associada do departamento de educação e do programa de pós-graduação em educação da UEL.
Presentes
O evento teve a participação do reitor do IFTO, Antonio da Luz, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), Paula Karini Amorim, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação da UEL, S, Silva Àrcia Meletti, do coordenador do Dinter no IFTO, Rodrigo Carvalho, do coordenador do Dinter da UEL, Tony Honorato, da diretora-geral do Campus Palmas, Noemi Zukowski e da diretora substituta de Pesquisa, Pós-Graduação do Campus Palmas, Luciana de Paula Machado.