Notícias
Estação de coleta de resíduos sólidos domiciares será instalada na unidade Palmas
IFTO Recicla
A unidade Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), recebeu nesta segunda-feira, 11, parte da estação de coleta de resíduos sólidos domiciares, que será instalada no campus em breve. A ação faz parte do projeto de extensão “IFTO Recicla”, que coordenado pela professora da área de Meio Ambiente, Claudia Rezende.
O projeto será desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Palmas, dentro do projeto coleta Palmas. A iniciativa tem o objetivo de reduzir o volume de resíduos recicláveis que são destinados ao aterro sanitário da capital, e promover a consciência ambiental da comunidade da unidade Palmas que conta com cerca de 4.500 pessoas atualmente. Além disso, o projeto vai contribuir para geração de emprego e renda ao colaborar com a Associação de Catadores de Palmas.
Segundo a professora Claudia Rezende, a ação pretende envolver servidores, estudantes e terceirizados. “Estaremos realizando um trabalho de conscientização com cada segmento sobre como fazer a coleta seletiva e a importância dessa atividade”, frisou. Além disso, conforme a professora os estudantes do curso de Controle Ambiental integrado ao Ensino Médio poderão colocar em prática seus conhecimentos adquiridos. “Nossos estudantes poderão colocar em prática suas competências e habilidades”, destacou ela.
O projeto será lançado ainda este mês com as campanhas educativas. Na tarde desta segunda, 11, foram entregues os contêineres e houve uma reunião com a equipe de educação da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Palmas. A professora destaca que a utilização da estação de entrega voluntária de resíduos sólidos domésticos só deve ser feita após a finalização da instalação da mesma e lançamento do projeto.