Notícias
Estudante de Letras lança seu segundo livro com evento cultural no Campus Palmas
Cultura
O estudante Pablo Soares Costa, do curso de Licenciatura em Letras do Campus Palmas do IFTO, lançou, no último dia 10 de outubro, sua segunda obra autoral, intitulada Espírito Ilícito. O livro consolida a trajetória literária do autor, que assina suas produções como Pabl. Costa, e reforça o incentivo à produção artística e cultural no âmbito do Instituto.
O evento, realizado no Cineteatro, reuniu colegas, professores, amigos e apreciadores da literatura em um formato de talk show — uma proposta inovadora que buscou aproximar o público da literatura, valorizando-a como uma forma de entretenimento acessível e popular.
Sobre o livro
"Espírito Ilícito" é um romance LGBT voltado para o público acima de 14 anos, com uma temática profunda e sensível. Segundo o autor, a obra trata sobre identidade e as nuances de viver à margem, "Identidade, quando você tem uma parte da sua essência que precisa se manter escondida, aquilo que existe mas lhe é tirado por vergonha, o ilícito".
Com uma narrativa potente e pessoal, Pabl. Costa compartilha experiências e sentimentos de quem cresceu na periferia, enfrentando dualidades e silenciamentos. A obra é, segundo ele, um reflexo da própria vivência em um mundo polarizado.
Produção independente e conexão com o IFTO
"Espírito Ilícito" foi produzido de forma totalmente independente. O autor cuidou de todas as etapas, da capa à impressão, “Foi desafiador, mas extremamente prazeroso. Fiz tudo com muito carinho. A literatura, para mim, é resistência e expressão” compartilha o estudante.
Apesar da independência do projeto, Pabl. destaca o apoio do IFTO no processo, especialmente na cessão do espaço para o lançamento e no apoio de colegas e professores que participaram do conselho editorial da obra, "O IFTO foi uma ponte. Me ajudou a me aprimorar, a encontrar pessoas com histórias parecidas com a minha e a acreditar que literatura também pode vir da margem e ter voz".
Onde encontrar o livro
A versão física de "Espírito Ilícito" pode ser adquirida diretamente com o autor, através do Instagram: @ps.cos. A versão digital estará disponível em breve na plataforma Kindle.
Parabenizamos o estudante Pablo Soares Costa por mais essa conquista literária e reforçamos o compromisso do IFTO em apoiar ações que valorizem a produção cultural e artística de seus estudantes.