Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia Agronômica em campo: visita ao Instituto Perene destaca reflorestamento com espécies nativas

Notícias

Engenharia Agronômica em campo: visita ao Instituto Perene destaca reflorestamento com espécies nativas

Ensino

Atividade integrou teoria e prática em campo, com foco em sustentabilidade
por publicado: 30/09/2025 14h02 última modificação: 30/09/2025 14h16
Estudantes da disciplina de Silvicultura

Estudantes da disciplina de Silvicultura

Estudantes do curso de Engenharia Agronômica do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), participaram de uma visita técnica ao Instituto Perene, no último dia 25 de setembro. A atividade, realizada por meio da disciplina de Silvicultura ministrada pela professora Cheila Naves, teve como foco a capacitação prática sobre restauração ecológica e produtiva de áreas degradadas no Cerrado.

A visita técnica dos estudante foi conduzida pelo engenheiro florestal Ricardo Flores Haidar, doutor em Ecologia e gerente de projetos do Instituto Perene, que apresentou todas as etapas dos projetos desenvolvidos pela organização: desde o beneficiamento de sementes nativas até o monitoramento de áreas em recuperação. Ao final da atividade, os estudantes visitaram uma propriedade na região do Córrego Marmelada, na bacia do Ribeirão Taquaruçu Grande, onde acompanharam o desenvolvimento de plantios comerciais de Baru e Vinhático. No local, realizaram medições de altura e diâmetro das plantas, com os dados sendo analisados posteriormente em sala de aula.

Para Ricardo Haidar, a experiência prática é fundamental para a formação dos futuros profissionais, “É essencial que os alunos vivenciem, desde cedo, a realidade do campo. Só assim poderão reconhecer suas vocações e desenvolver o conhecimento técnico necessário para transformar positivamente o meio rural e conservar o Cerrado,” destacou.

A professora Cheila Naves, responsável pela disciplina e pela organização da visita técnica, destaca que experiências como essa impactam diretamente a formação acadêmica e profissional dos estudantes, “Essa vivência amplia a compreensão sobre a importância da silvicultura não apenas como uma atividade produtiva, mas também como ferramenta estratégica para o equilíbrio ecológico, o combate às mudanças climáticas e a geração de renda em diferentes escalas,” completou a docente.

Instituto Perene

O Instituto Perene tem como foco a promoção da sustentabilidade socioambiental por meio de tecnologias sociais, conservação de ecossistemas e apoio às comunidades rurais. A instituição integra ciência, conhecimentos tradicionais e uso racional dos recursos naturais para desenvolver soluções que gerem impactos econômicos, sociais e ambientais de longo prazo.

(Por Isabela Belizário, estagiária sob supervisão do Setor de Jornalismo do IFTO/Palmas)