Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Araguatins participarão de seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2024

Notícias

Estudantes do Campus Araguatins participarão de seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2024

Conquista

Classificação garante lugar nas equipes brasileiras na competição
por Kelinne Guimarães publicado: 19/09/2023 11h45 última modificação: 20/09/2023 11h28

 Os estudantes Thyago José Sousa Leal  do curso Técnico em Redes de Computadores e  e Kaio Pereira Paiva, do curso Técnico em  Agropecuária , representarão a unidade de Araguatins do IFTO, na fase on-line das Seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2024, que será constituída de três provas. A primeira será realizada dia 20 de outubro, a segunda em 17 de novembro e a terceira em 15 de dezembro.

Concluída a terceira prova on-line, serão selecionados cerca de 150 alunos com as maiores médias nas provas on-line para fazerem uma prova presencial. Após esta prova, serão selecionados, aproximadamente, 40 alunos que receberão treinamentos intensivos à distância e serão reunidos presencialmente, duas vezes. Ao final deste processo, serão selecionadas as duas equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, IOAA, e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, OLAA. A CO/OBA fará a seleção das Equipes Brasileiras, respeitadas as normas das Olimpíadas Internacionais.

A classificação para a seletiva internacional veio após a conquista das medalhas de prata por Thyago e bronze por Kaio, na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que teve sua prova realizada no mês de maio deste ano, em uma única fase composta por uma prova de 10 questões sobre matemática, física e astronáutica. Os estudantes foram os únicos medalhistas da região do Bico do Papagaio.

“Eu sempre tive muito interesse em astronomia e a prova foi uma das minhas motivações para escolher cursar graduação em física, futuramente, as olimpíadas fez com que eu enxergasse na física uma paixão, estou bastante confiante que estaremos na próxima fase", disse o medalhista Thyago.

Já o medalhista bronze Kaio Pereira Paiva ficou surpreso com o resultado por achar que não tinha muita afinidade com a área de astronomia. “No momento em que o professor me chamou para contar que havia sido medalhista, nem acreditei, por ser uma prova muito disputada", pontuou o Kaio Pereira.

Para que os estudantes tenham um bom desempenho e  possam alcançar uma vaga na fase internacional, o coordenador da prova da unidade de Araguatins, professor doutor Flávio Rony, ministrará aulas preparatórias para eles. Flávio acredita que a participação nas olimpíadas proporcionam mais que medalhas, pois elas garantem novas descobertas e despertam o desejo por conhecimento.

Olimpíadas Internacionais

Os estudantes selecionados nos Treinamentos de 2024 irão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2024, a saber:

• XVII IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics)

• XVI OLAA (Olimpiada Latinoamericana de Astronomía y Astronáutica)