Notícias
Estudantes do Campus Palmas conhecem instalações da ITPAC
Visita técnica
Os estudantes do 3º período do cursos de Licenciatura em Física e em Letras, fizeram uma visita às instalações da instituição de ensino do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), nova unidade localizada em Palmas, na noite de quinta-feira, 17 de agosto.
A visita foi coordenada pela professora Mary Senna, que ministra a disciplina de Didática, e teve como principal objetivo levar os alunos a conhecerem uma instituição de ensino que trabalha com metodologias ativas e as salas de aula preparadas para este tipo de metodologia.
“A realização de visitas técnicas é de suma importância para que os alunos possam ir além da aula teórica. Além disso, permite que sejam vivenciadas temáticas tão atuais e debatidas, como são as metodologias ativas. Permite ainda que compreendam que é possível a sua utilização em diversos campos do conhecimento”, explica a professora Mary.
A disciplina de didática propicia, entre outras ações, que o aluno conheça as principais metodologias de ensino e sua aplicabilidade no cotidiano educacional, fazendo com que o aluno passe das fases de planejamento do ensino até a prática docente.
Os alunos foram recebidos pelas equipes administrativa e pedagógica da instituição de ensino superior, que abordaram entre outras temáticas, como foi a implantação das novas ferramentas de ensino em sua instituição de ensino, tanto do ponto de vista dos alunos, da instituição, bem como quanto ao comprometimento dos colegas docentes do curso. A equipe destacou ainda que as metodologias ativas vão muito além de salas equipadas. Elas devem ser precedidas de planejamento do corpo docente, capacitações periódicas, preparação do discente para aprender de forma diferente, entre outras ações.
"Eu me encantei, fiquei fascinado com o modelo pedagógico que eles utilizam, dando liberdade ao aluno e fazendo que os mesmos tenham suas responsabilidades de forma que realmente seja útil para ambos”, destacou o estudante do IFTO, Fagner.
As metodologias ativas permitem que o aluno seja o protagonista de seu processo de ensino aprendizagem e os professores passam a ser mediadores do conhecimento, superando a educação tradicional de transmissão do conhecimento apenas por parte do professor.