Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Paraíso vencem desafio de inovação no Identidade IFTO

Notícias

Estudantes do Campus Paraíso vencem desafio de inovação no Identidade IFTO

IDEATHON

A 1ª colocação veio uma solução para o problemas de desperdício de alimentos.
por Lúcia Gomes publicado: 21/11/2022 13h03 última modificação: 25/11/2022 13h25

A equipe A2P, formada pelos estudantes do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Arthur Pontes, Amanda Victória Borges Silva e Pedro Henrique Campos Mendes, os três da segunda série do curso técnico em Informática, e Victor Resende , da segunda série do curso técnico em Agroindústria foi a grande vencedora do 1º Ideathon Makercompetição de ideias inovadoras realizada durante a quarta edição do Identidade IFTO.

Ao todo, dez equipes participaram do Ideathon e o objetivo da competição foi a criação de soluções específicas para problemas do mundo real. Com o tema Agrosustentabilidade os grupos tiveram que apresentar uma solução inovadora para minimizar ou evitar o desperdício de alimentos. 

A equipe de Paraíso foi desafiada a criar uma solução para o desperdício de alimentos de hortifruti nos supermercados. "Nossa ideia foi a criação de um aplicativo. Desenvolvemos um software que ligaria  varejista  e consumidor e  facilitaria o acesso das pessoas a produtos com preços mais acessíveis. No aplicativo o vendedor poderia cadastrar seus produtos infromando o prazo de validade, quando os produtos estivessem perto da sua maturação final os clientes seriam informados sobre as promoções desses produtos, que seriam vendidos a preços mais baratos devido a proximidade de sua validade final. Então, antes desse produtos serem descartados, eles poderiam ser comprados pelos consumidores, acabando com boa parte do despedício", explicou Victor Resende. "Do celular o vendedor poderia controlar seus lotes de produtos e quais anunciar. O cliente, por sua vez, também na palma da sua mão teria acesso a promoções desses alimentos que viriam a ser jogados fora" completou.

O professor Ivo Sócrates de Oliveira, que prestou mentoria às equipes durante o evento, acredita que a experiência desse desafio foi muito importante para todos os estudantes. Segundo ele, os participantes do desafio se entregaram , aprenderam e exercitaram seus conhecimentos sobre inovação e a cultura maker. "Eles ficaram imersos no desafio buscando soluções por 3 dias. Com certeza trarão para suas rotinas este aprendizado que foi vivenciado na prática" destacou.