Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Mulheres Mil participam de oficina com foco em empreendedorismo

Notícias

Estudantes do Mulheres Mil participam de oficina com foco em empreendedorismo

Gestão de resíduos

A ideia, é que elas adquiram novos conhecimentos e façam conexões com pessoas e instituições que possam colaborar em projetos futuros
por Thâmara Filgueiras publicado: 26/08/2024 15h43 última modificação: 30/08/2024 17h44

"Agora é colocar a mão na massa e os conhecimentos em prática." Foi assim que a professora Cláudia Rezende resumiu o momento que marcou o encerramento das atividades do curso de formação inicial e continuada de Operadora de Tratamento de Resíduos Sólidos, ofertado a mulheres do Setor Taquari, localizado na região sul da capital, pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Palmas.

O encerramento do curso aconteceu com uma oficina que teve como principal foco "6 atitudes empreendedoras para conquistar o protagonismo", realizada pela consultora do Sebrae Luciana Pires Retes. O evento aconteceu na última sexta-feira, 23, e reuniu as mulheres na Casa do Empreendedor, que é sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego.

As estudantes foram recebidas pela secretária da pasta, Carla Araújo de Paula, que deu as boas-vindas a elas e ressaltou a importância de a mulher buscar sua autonomia, ao fazer um relato da sua trajetória de vida, em que enfrentou muitas dificuldades. "Algo muito similar ao que muitas mulheres aqui presentes já viveram", completou a secretária, destacando que "não podemos nos deixar vencer pelas adversidades".

A professora Cláudia enfatizou a importância de a aula de encerramento acontecer na Casa do Empreendedor de Palmas: "O nosso objetivo não é só promover a capacitação, mas conectar essas mulheres com agentes que integram o mundo do negócio e dar possibilidades palpáveis a elas de efetivamente desenvolverem um projeto que gere renda. Por isso essa atividade na Casa do Empreendedor, pois queremos conectá-las com pessoas que forneçam assistência técnica, como é o caso do Sebrae, possibilitem a realização de um financiamento, a exemplo do Banco do Povo, entre outras ações de apoio que  podem vir de outras entidades, como a Secretaria de Desenvolvimento", detalhou a professora.

Colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso, as estudantes têm se mobilizado para criar uma cooperativa de materiais recicláveis. A ideia ainda está em fase inicial, mas, com auxílio de professores que atuaram no curso, elas têm tido contato com instituições que podem virar parceiras nessa iniciativa.

No próximo dia 9 de setembro, as estudantes participarão da última ação do curso: o recebimento do certificado de conclusão.