Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exame Radar é aplicado pela primeira vez no IFTO

Notícias

Exame Radar é aplicado pela primeira vez no IFTO

Evidências

Objetivo é levantar diagnósticos detalhados sobre o desempenho educacional dos estudantes
por Mayana Matos publicado: 10/12/2024 20h50 última modificação: 12/12/2024 14h35

Pela primeira vez, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi realizado o Exame Radar. Entre os objetivos, o exame busca levantar diagnósticos detalhados sobre o desempenho educacional dos estudantes, tanto em nível individual quanto coletivo, auxiliando gestores e servidores na tomada de decisões baseadas em evidências, além de fortalecer as práticas institucionais e estratégias pedagógicas e administravas alinhadas às necessidades estudantis. 

São aplicadas 23 questões, divididas entre Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. O exame possibilita identificar as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas, contribuindo para um ensino mais equitativo e direcionado.

Todos os campi receberam um ofício circular da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) com as orientações necessárias para a correta aplicação do exame. Neste ano, o exame foi aplicado exclusivamente para os estudantes das primeiras séries dos cursos técnicos integrados. Novas séries serão incorporadas ao processo nos próximos anos. 

O Exame Radar 2024 foi realizado no início deste mês, com as provas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). De acordo com a Proen, a definição dessa data ocorreu em conjunto com o Fórum de Ensino, composto por diretores/gerentes de ensino dos campi. Apenas os estudantes do Campus Gurupi realizaram a prova no dia 10 de dezembro. 

 (Com informações da Proen)