Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO Campus Pedro Afonso Promove I Feira Literária: um despertar para a leitura

Notícias

IFTO Campus Pedro Afonso Promove I Feira Literária: um despertar para a leitura

por publicado: 19/11/2025 11h32 última modificação: 19/11/2025 11h47

Com informações do Campus de Pedro Afonso

A comunidade acadêmica e local de Pedro Afonso vivenciou um dia de imersão no universo da literatura e da cultura com a realização da I Feira Literária do Campus Pedro Afonso, no dia 7 de novembro. Com uma programação diversificada,  o evento foi um verdadeiro convite à leitura e à valorização da produção cultural local. A presença dos escritores tocantinenses propiciou o compartilhamento de suas experiências, a apresentação de suas obras ao público e a inspiração dos participantes, reforçando a importância da literatura regional.

A Feira reuniu diversas apresentações artísticas e culturais, que tomaram conta do palco, oferecendo um leque de expressões que incluiu músicas, danças, performances teatrais e declamações poéticas. Foi um ponto alto de animação e descontração para todos os presentes. Foram destaques, também, as mostras de artes e a pintura coletiva; as salas temáticas sobre a literatura brasileira, oferecendo um ambiente interativo para a exploração de diferentes gêneros e autores; o espaço de troca-troca de livros literários, que movimentou o público, incentivando o compartilhamento e a circulação de obras; além dos espaços de oficinas de produção de histórias em quadrinhos e o espaço de cinema com exibição de filmes baseados em renomadas obras literárias.

Vale destacar que o sucesso da I Feira Literária foi potencializado por parcerias, como a firmada com a Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente, que montou um stand especial apresentando acervos culturais e históricos da cidade de Pedro Afonso, oportunizando ao público conhecer de perto peças e informações que fazem parte dos acervos do Museu Histórico de Pedro Afonso Frei Rafael de Taggia e do Instituto Messias Tavares, conectando a literatura com a memória local. O evento contou também com a participação da Livraria Conhecimento, que ao organizar seu stand pensou cuidadosamente em selecionar o acervo com base no gosto literário da juventude, garantindo que os leitores tivessem acesso aos títulos mais procurados do momento.

A Secretária de Cultura e Meio Ambiente de Pedro Afonso, Ramiza Rodrigues, ressaltou que “a integração dessas três frentes: a educação (representada pelo IFTO), a memória e história (pelo Museu Municipal) e a preservação cultural (pelo Instituto Messias Tavares) demonstrou o potencial da cultura de Pedro Afonso. Essa união não apenas diversificou a programação da Feira, mas também proporcionou aos visitantes uma experiência mais rica, completa e transversal, mostrando que a literatura dialoga com todas as formas de expressão e conhecimento”, declarou.

Já a escritora tocantinense Luciana Andradito pontuou que participar da I Feira Literária do IFTO Campus Pedro Afonso foi uma honra e uma experiência marcante. “Pude interagir com escritores da cidade, apresentar meu trabalho e convidar o público a acompanhar o projeto do meu segundo livro, Corpilhas, realizado pela Lei Aldir Blanc. Foi inspirador ver o despertar dos estudantes para a leitura e o contato deles com autores tocantinenses. Iniciativas como essa fortalecem a literatura e aproximam a comunidade da produção local. Vida longa à Feira Literária”, declarou.

Para o professor da Unitins do Campus Palmas, Dr. Rubens Martins, durante as apresentações, os estudantes expressaram o quanto estão envolvidos com os estudos literários. “Além disso, a explanação sobre o que é a literatura tocantinense revelou que os escritores do estado do Tocantins têm obras de grande potencial para a formação de leitores. Por esse motivo, espero que as novas edições da Feira Literária deem maior visibilidade aos escritores locais”, acrescentou Martins.

E segundo a coordenadora do projeto de extensão, Professora Núbia Régia, “o resultado da I Feira Literária do IFTO do Campus Pedro Afonso foi altamente exitoso, alcançando plenamente seu objetivo de inspirar a leitura e promover o intercâmbio cultural. A concretização deste projeto, que teve a parceria da professora Leyciane Oliveira desde a idealização, foi possível graças à dedicação de toda a comissão organizadora, da equipe gestora e servidores do IFTO, dos servidores terceirizados, dos parceiros externos e dos estudantes que não mediram esforços para realizar as atividades propostas”.

Com as avaliações positivas do público e da organização, a I Feira Literária do IFTO do Campus Pedro Afonso pode ser definida como um despertar para a leitura. O evento superou as expectativas e consolidou-se como um marco no calendário cultural da região.