Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO cria Setor de Atenção às Relações Étnico-Raciais, às Populações Originárias e Tradicionais e de Promoção das Ações Afirmativas

Notícias

IFTO cria Setor de Atenção às Relações Étnico-Raciais, às Populações Originárias e Tradicionais e de Promoção das Ações Afirmativas

por publicado: 22/03/2024 07h32 última modificação: 22/03/2024 07h32

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) conta agora com o Setor de Atenção às Relações Étnico-Raciais, às Populações Originárias e Tradicionais e de Promoção das Ações Afirmativas (SARER). Ele funcionará dentro da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e tem como objetivo contribuir para que as relações entre todas as pessoas sejam cada vez mais horizontalizadas e para que os acessos às políticas governamentais para as populações historicamente afetadas pelas questões coloniais sejam ampliados.

O SARER pretende apoiar ações que já acontecem no IFTO, as quais se ocupam de promover maior conscientização sobre a importância da educação para as relações étnico raciais e assessorar a implementação de novas, bem como acompanhar processos associados à diminuição das desigualdades sociais através das ações afirmativas. O setor tem como responsável técnica a professora Regiane Lopes dos Santos, que é representante do IFTO no Conselho Estadual de Educação Indígena e envolvida com a pesquisa sobre a formação de professores indígenas de ciências.

Com uma das suas atividades iniciais, o novo setor realizou na sexta-feira, 15, uma reunião com a equipe da Proae, com a finalidade de discutir sua atuação e ações relacionadas à comemoração e à sensibilização durante o Abril Indígena.