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IFTO oferece oficinas sobre escolha profissional e preparação psicológica para auxiliar estudantes

Ações foram promovidas durante o segundo semestre deste ano e envolveram dezenas de estudantes
por Kelinne Guimarães publicado: 22/11/2022 15h24 última modificação: 22/11/2022 18h15

 Milhares de estudantes brasileiros realizaram nos dias 13 e 20 de novembro a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A partir da divulgação das notas do exame, estudantes estarão diante do dilema de escolher um curso de graduação. Atento a esse cenário, durante o segundo semestre de 2022, o IFTO promoveu oficinas de escolha profissional e de preparação psicológica dos estudantes para os desafios do Enem e dos vestibulares, com a intenção de apoiar e assistir a esses estudantes. Foram realizadas ações nas unidades de Paraíso, Gurupi, Dianópolis e Formoso do Araguaia.

Visando à efetividade do trabalho realizado juntos aos estudantes, o psicólogo da Pró- reitoria de Assuntos Estudantis  (Proae) do IFTO, Fernando Vieira Machado, desenvolveu uma metodologia com base no tripé: interesses, habilidades mesuradas e personalidade/identidade. Somado a isso, as oficinas ocorreram em um ambiente interativo, com dinâmicas que envolviam todos os participantes.

“O momento da escolha profissional é um dos mais importantes na vida dos adolescentes e dos jovens. A cada ano os estudantes do IFTO se deparam com um grande desafio pessoal e familiar: a escolha de uma profissão e de uma carreira que seguirão, no decorrer de suas vidas, e que impactam na circunstância de enfrentamento dos vestibulares e do ENEM e na decisão sobre o curso de graduação que farão. Por esta razão, este momento também carrega uma carga de ansiedade e indecisão capaz de produzir diversas perturbações e transtornos na esfera psíquica afetando não somente o adolescente e o jovem estudante, como também toda sua família”, declarou Fernando.

De acordo com a Proae,  as oficinas tiveram um caráter multidisciplinar e contaram com o apoio das equipes pedagógicas de (técnicos e docentes), coordenações de cursos, setores de saúde e da equipe gestora de cada unidade envolvida. A ideia é que em 2023, a metodologia adotada nas oficinas seja aplicada nas unidades do IFTO no primeiro e segundo semestre.