Notícias
IFTO promove AfroIdentidade no dia 21 de novembro
Consciência Negra
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promove nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Campus Palmas, o Identidade IFTO, evento que integra os trabalhos desenvolvidos na pesquisa, extensão, inovação, arte e cultura, diversidade e ensino, no âmbito da instituição. O AfroIdentidade faz parte dessa programação e será realizado no dia 21, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a importância das contribuições do povo negro na miscigenação e na cultura brasileira.
Serão realizadas palestras, oficinas e apresentações voltadas à temática da diversidade. Confira a Programação do AfroIdentidade. O evento integra parte das atividades realizadas pelo IFTO em razão do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
"O Dia da Consciência Negra estabelece neste mês, uma agenda conjunta, agregando todas as atividades a serem realizadas nas diferentes unidades do IFTO, dada importância do tema e ainda a dimensão pedagógica e o viés educacional da agenda conscientizadora. O AfroIdentidade, evento da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) do Identidade IFTO será mais um valioso espaço de conscientização de todos quanto à questão, que toma relevância na medida em que se reconhece a contribuição da cultura africana na cultura brasileira e visibiliza toda a sociedade afrodescendente no Brasil", destaca Marilene Sepulvida, pró-reitora de Assuntos Estudantis.
Confira as atividades nas unidades do IFTO:
Araguaína
19/11 às 17h - Workshop: Transição Capilar: liberdade, identidade e aceitação
28/11 às 15h - Mesa-Redonda: Corpos Negros em Espaços de Poder
Organização: NEABI Campus-Araguaína; UCCA-União das Crespas e Cacheadas de Araguaína; Coletivo Mulheres que Brilham e Universidade Federal do Tocantins
Local: Campus Araguaína
Araguatins
23/11 às 18h30 – Participação no evento organizado pela Secretaria de Educação do Município de Araguatins (exposição de fotos, desenhos e pinturas de autoria dos estudantes do Campus Araguatins)
29 e 30/11 – I Encontro de pesquisadores da Ilha de São Vicente
Organização: Campus Araguatins, Universidade Federal do Tocantins e Lideranças do Quilombo
Dianópolis
25/11 a 27/11 - Amostra Afro com Ciência através de painéis : abordagem sobre o racismo à brasileira e enaltecimento de negros e negras que lutam contra à violência racial. Filmes curtas sobre racismo
26/11 às 15h30 - Oficina : Meu cabelo é lindo! A intenção é proporcionar conhecimento e auto estima sobre a diversidade do cabelo crespo, às 15:30 , na sala de convivência
26/11 às 9h30 e às 21h- Capoeira Afro com Ciência
27/11 - Culminância - Afro com Ciência
Local: Campus Dianópolis
Gurupi
18/11 e 19/11 - Apresentações culturais, palestras, exposição de trabalhos, oficinas
Local: Campus Palmas
Lagoa da Confusão
18/11 e 19/11 - Apresentações culturais e palestra sobre a contribuição dos negros para o Brasil
Local: Campus Avançado Lagoa da Confusão
Palmas
18/11 a 20/11 - Apresentações culturais, palestras, exposição de trabalhos, oficinas e mostra de cinema
Local: Campus Palmas
Paraíso do Tocantins
25/11 - Roda de conversa: O que eu cACHO do meu cabelo?
Local: Campus Paraíso do Tocantins
Organização: Projeto de Intervenção do Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social da Universidade Paulista (Unip)
Pedro Afonso
20/11 - Exibição do documentário "Consciência negra", produzido pela TV Justiça, com mesa-redonda para discussão da importância do assunto, professora do IFTO, Fabiana da Rocha, com os palestrantes: Diego Batista Alves e Eva Lopes da Cruz Arndt.
Local: Campus Avançado Pedro Afonso
Porto Nacional
30/11 - Evento: Resistir para existir, contará com uma programação de reflexão com exposições , filmes , oficinas e apresentações culturais nas dependências da unidade, além da participação especial da Banda Tambores do Tocantins
Local: Campus Porto Nacional