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Pesquisa de Mestrado propõe a utilização de chatbots para melhorar atendimento em processos seletivos do IFTO
Produto educacional ProfEPT
Com o objetivo de melhorar o atendimento em processos seletivos no IFTO, o mestre em Educação Profissional e Tecnológica e servidor do Campus Palmas do IFTO, Mariano Felipe Oster, desenvolveu durante sua pesquisa no Mestrado ProfEPT um produto educacional que propõe a utilização de chatbots para melhorar e simplificar o atendimento ao público.
O Produto Educacional é fruto da dissertação de Mestrado: "Chatbots como Ferramenta de Acesso à Educação e Formação Humana Integral", que foi defendida em 17 de novembro de 2023, e foi implementado no vestibular Unificado 2023/2, no segundo semestre de 2023, com foco em reservas de vagas e ações afirmativas. Conforme Mariano, a ferramenta não apenas simplificou o acesso à informação, mas também proporcionou uma análise valiosa sobre áreas de aprimoramento no atendimento aos candidatos.
Para Silvia Danielle, Gerente de Apoio ao Ensino e membro da comissão do Processo Seletivo do Campus Palmas do IFTO, o uso do Chatbot simplificou a comunicação e ofereceu uma análise detalhada para melhorias no atendimento aos candidatos. A iniciativa também foi exaltada pelo presidente do Vestibular Unificado do IFTI, André Henrique Almeida Garcia, que reconheceu o diferencial significativo da ferramenta e seu potencial para aplicação em nível estadual.
A pesquisa liderada por Mariano Felipe Oster demonstra não apenas a relevância dos Chatbots na facilitação de processos seletivos, mas também o potencial transformador dessas inovações na educação como um todo e em outros setores da instituição. O produto educacional encontra-se publicado no portal oficial do IFTO: Chatbots na educação: processo de seleção de estudantes e ações afirmativas
ProfEPT
Os estudos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) destacam o IFTO Campus Palmas como pioneiro em soluções tecnológicas educacionais e também apontam para uma mudança significativa na forma como as instituições de ensino podem adotar abordagens mais eficientes e inclusivas nos processos seletivos.