Notícias
Mais uma formatura do Mulheres Mil celebra transformação de vidas em Paraíso do Tocantins
MULHERES MIL
Em uma noite repleta de emoção e significado, 58 mulheres celebraram a conclusão dos cursos de Salgadeira e Manicure e Pedicure, ofertados pelo Programa Mulheres Mil, no município de Paraíso do Tocantins. A cerimônia de formatura ocorreu na noite da última segunda-feira ,29, reunindo familiares, representantes de instituições e autoridades locais.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Prefeitura Municipal, que também certificou, durante o evento, alunos e alunas dos programas Qualifica Paraíso, Qualifica Juventude e Qualifica Social, reafirmando o compromisso coletivo com a formação profissional e a inclusão social.
Mais do que a conclusão de um curso, a formatura simboliza uma transformação concreta na vida das participantes. Ao longo de 160 horas de formação, elas precisaram conciliar rotinas familiares e profissionais com as exigências do curso. Segundo o pró-reitor de Extensão do IFTO, Milton Flores, essa trajetória demonstra a força e a determinação dessas mulheres. Ele destacou que o Programa Mulheres Mil vai muito além da capacitação técnica. “É realmente uma transformação de vida”, afirmou. Milton parabenizou as formandas e enfatizou que iniciativas como essa representam, em essência, a missão do IFTO: promover educação pública de qualidade com inclusão e impacto social.
A emoção também esteve presente nos relatos das próprias estudantes. A formanda Luanda Tábata Bezerra Alencar, do curso de Salgadeira contou que o curso não se tratou apenas de aprender técnicas, calcular custos ou planejar lucros. As aulas, segundo ela, foram espaços de acolhimento, escuta e fortalecimento coletivo. Ao compartilhar vivências e histórias de vida, as mulheres descobriram apoio mútuo e a certeza de que podem enfrentar e superar obstáculos.
A cerimônia contou com a presença de representantes da gestão municipal e do deputado estadual Danilo Alencar, parceiro da iniciativa, que reforçaram a importância da continuidade de programas como o Mulheres Mil.