Notícias
NAPNE do Campus Gurupi realiza ação em razão do Dia Nacional da LIBRAS
Neste ano, dia 24 de abril, a Lei completou 20 anos de sanção
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do Instituto Federal do Tocantins – Campus Gurupi, desenvolveu na unidade, dias 19 e 20 de abril, ação de sensibilização e conscientização aos estudantes e servidores, em razão do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.
A ação envolveu a confecção de uma moldura e caixa temáticas que foram posicionadas em um espaço de convivência do campus, onde membros da equipe do NAPNE abordaram estudantes e servidores que transitavam pelo ambiente convidando-os a participarem do momento.
Os participantes receberam informações acerca da ação realizada, da Lei de LIBRAS e os benefícios que a mesma trouxe para a comunidade surda, depois disso, escolhiam um termo com seu respectivo sinal em Libras para aprenderem a sinalizar. Foram gravadas uma sequência de vídeos curtos, e o resultado foi um vídeo em homenagem à data.
Segundo a coordenadora do NAPNE, Suelene Albuquerque, a comunidade interna foi bem atuante e participou das atividades. “A ação foi de extrema importância, considerando que hoje a unidade conta com a presença de estudantes surdos, e seguindo a legislação vigente, dispõe de profissionais tradutores e intérpretes de Libras que mediam a comunicação desses, bem como de Professor de Libras que ministra a disciplina de Libras nos cursos superiores e de nível médio” explicou a coordenadora.
O dia 24 de Abril é celebrado em âmbito nacional considerando a lei 10.436/2002 que reconhece a Libras como língua da comunidade surda brasileira. Neste ano, a lei completa 20 anos de sanção. O Campus Gurupi atende hoje 02 estudantes surdos, com acompanhamento pelo núcleo no serviço de tradução e interpretação em Libras de todas as atividades acadêmicas.