Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parcerias entre IFTO de Lagoa da Confusão e prefeitura do município possibilitarão melhorias na unidade

IFTO na Agrotins

Durante a feira, foram assinados dois documentos importantes que propiciarão a melhoria das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas com estudantes
por Thâmara Filgueiras publicado: 18/05/2023 18h58 última modificação: 23/05/2023 18h01

Durante a Agrotins 2023, a unidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Lagoa da Confusão teve dois momentos importantes: a assinatura de um convênio que vai contribuir para o funcionamento do laboratório de solos da unidade e a formalização da doação de uma área agrícola que servirá para a ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na unidade. Ambas parcerias foram firmadas com a Prefeitura do município de Lagoa da Confusão.

O responsável pelo laboratório de solos, professor Juliano Barbosa, explica que essa parceria entre as duas instituições vai fomentar uma capacitação técnica dos estudantes da unidade, em particular, da Engenharia Agronômica, de modo que eles tenham mais diferenciais para atuar no mercado de trabalho.

A parceria vai funcionar da seguinte maneira: a prefeitura vai indicar produtores rurais para que estudantes, sob orientação de professores e técnicos da unidade, possam realizar atividades de medição de área das propriedades rurais, coleta e análise de mostra de solo onde é cultivado o principal produto desses agricultores e, posteriormente, consultoria sobre como o solo pode ser melhorado para que ele se torne mais produtivo e, consequentemente, mais rentável para os produtores.

"Inicialmente, a gente vai atender aos agricultores familiares, que é quem mais precisa de auxílio externo para tenham acesso a recursos tecnológicos. Posteriormente, quando tivermos mais avançados em questões de segurança das análises e da capacitação técnica dos nossos estudantes, nossa intenção é alcançar públicos maiores, que propiciem a captação de recursos", explicou o professor Juliano.

O laboratório ainda está em fase de implementação e os cursos de capacitação devem ocorrer nos próximos meses. A estimativa é que ele entre em plano funcionamento a partir do próximo semestre. A assinatura do convênio aconteceu na última quarta-feira, 17, no estande da Prefeitura de Lagoa da Confusão na Agrotins.

Mais espaço para estudos de melhorias agrícolas

A doação da área agrícola pela Prefeitura de Lagoa da Confusão ao Campus Avançado do IFTO neste município foi formalizada na última quinta-feira, 18. O terreno, que tem cerca de 10 hectares, vai possibilitar a ampliação da realização de atividades de pesquisa, a exemplo do projeto Controla+, ensino e extensão.

"Dado o aumento do próprio Controla + e a necessidade sempre crescente por uma área institucional a gente solicitou a doação da área para que mais investimentos possam ser feitos naquele local. A gente tem uma área ainda melhor e mais vantajosa para que possamos ampliar nossas ações", explicou o diretor-geral da unidade, Jardel Barbosa.

As solenidades contaram com a presença do reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior; do pró-reitor de Extensão, Milton Maciel; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Paula Karini Amorim; do diretor-geral do Campus Avançado Lagoa da Confusão, Jardel Barbosa; do prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares Carlos; do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município, Marnandys Carlos Dorta; do secretário municipal de Finanças, Emerson José Da Silva; além de vereadores de Lagoa da Confusão e demais autoridades.