Notícias
Presença feminina no IFTO é cada vez maior, inclusive na gestão institucional
Dia da Mulher
Mayana Matos, Kelinne Guimarães e Thâmara Filgueiras
A expressiva participação feminina no mundo do trabalho, na pesquisa, no ensino, na ciência, tem contribuído para significativas mudanças nos processos de transformações das relações sociais e atividades que moldam a sociedade contemporânea. No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a presença das mulheres nos diversos setores, seja no âmbito acadêmico ou administrativo, demonstra o compromisso da Instituição com a equidade entre homens e mulheres no âmbito do trabalho e no desenvolvimento da sociedade como um todo.
Neste Dia Internacional da Mulher, é importante reconhecer que grandes transformações aconteceram nos padrões de comportamento e nos valores no que diz respeito ao papel social da mulher. Suas relações estão cada vez mais voltadas para ocupar espaços importantes no trabalho produtivo, nos mecanismos de empoderamento, na luta por mais respeito, justiça e igualdade.
Atualmente, em todo o IFTO, são 636 mulheres presentes no órgão, representando aproximadamente 45% do total de servidores da Instituição. Além disso, das cinco Pró-Reitorias da Instituição, quatro são ocupadas por mulheres, evidenciando assim a inserção da presença feminina em posições de prestígio e poder decisório: Pró-Reitoria de Administração, com Juliana Queiroz; Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, com Márcia Adriana Ribeiro; Pró-Reitoria de Ensino, com Nayara Pajeú e Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, com Paula Karini Amorim. Isso também se reflete nas unidades, em que muitos espaços de direção, gerência e coordenação são ocupados por mulheres.
Mulheres na Ciência
No universo científico, o IFTO conta com 164 estudantes pesquisadoras e 89 servidoras pesquisadoras. No ano de 2022, as mulheres estiveram presentes nas equipes premiadas na Jornada Científica de Pesquisa e Extensão (Jice), por trabalhos desenvolvidos na extensão e pesquisa. Também foram elas que brilharam no Prêmio Jovem Cientista Francisco Filho com melhores trabalhos e apresentações, nas classificações 1º, 2º e 3º lugar. Atualmente, o IFTO, está com 38 grupos de pesquisa certificados junto ao CNPq. Destes, 11 são liderados por mulheres.
Maioria entre o público estudantil
Entre o público estudantil a mulheres representam 53% dos(as) estudantes, regularmente, matriculadas nos cursos ofertados pelo IFTO, nos seus diferentes níveis. Sendo maioria, as mulheres têm atuado cada vez mais em cenários nos quais a presença masculina é predominante.
Esse é o caso da estudante Mayara Pereira da Luz Sousa, da unidade de Araguatins. Ela estuda Engenharia Agronômica, uma área que, de acordo com dados da ONU, conta com apenas 28% de presença feminina. e também está inserida em projetos de pesquisa e fala dos desafios. "Apesar de sempre lutamos por direitos iguais, é nítido que algumas atividades práticas acabam sendo mais desafiadoras para as mulheres e meninas", disse.
Para marcar a data, diferentes unidades do IFTO contarão com uma programação especial.
Programação Dia 8 de Março:
Em conjunto com o Programa Qualidade de Vida, a unidade de Araguatins vai promover uma programação especial voltada para servidoras. Para as alunas, o momento será em parceria com o Grêmio Estudantil HYDRA, às 10h, no Auditório Pioneiros. Para as servidoras e colaboradoras, será às 14h, no Auditório Francisco Gerardo do Bloco A.
Nas duas programações haverá um momento cultural e uma roda de conversa somente com o público feminino. O momento estudantil contará com a presença de uma profissional enfermeira que falará sobre cuidados femininos. O Grupo AMA oferecerá a apresentação: "Mulheres que inspiram mulheres" para as servidoras. Haverá momento de cuidados de beleza com a consultora Mary Kay Socorrinha.
A unidade de Colinas do Tocantins promoverá, por meio do NEGES, um dia de discussões com a comunidade interna. Serão desenvolvidos momentos de Cinedebate com o tema "Mulher Maravilha, não! Mulher Maravilhosa!" fomentando, através da arte, os estudos sobre a constituição histórica da identidade da mulher na sociedade. A programação tem início a partir das 7h30, para estudantes e servidores.
Na unidade de Gurupi, a unidade preparou um Chá da Tarde, às 16h, no Anfiteatro. Na ocasião, haverá confraternização, homenagens, bingo da beleza e sorteios de prêmios.
Na unidade de Lagoa da Confusão, será realizada uma programação com a temática "Mulheres que inspiram", com palestras sobre Retrospectiva Histórica da Mulher; Autoestima Feminina; Defesa pessoal para mulheres, Liderança feminina, Realizando sonhos, além de temáticas como "Bem-estar, saúde física e emocional da mulher", dinâmica "Joga Fora no Lixo" e Sorteios de Brindes. A abertura será às 9h.
Na unidade de Palmas, dentre as atividades previstas na programação, está o Momento Mulher, oferecido pelo Programa de Qualidade de Vida (PQV), com massagem relaxante para as participantes. Além disso, Solange Aparecida do Nascimento, professora da UFT, ministrará uma palestra sobre Mulheres e Representatividade no Espaço Acadêmico, abordando temas como a luta por igualdade de gênero e a importância da presença feminina em áreas historicamente dominadas por homens. A programação conta também com a Mesa Redonda: Elas na Ciência; lançamento do edital Sylmara Barreiras; sorteios de brindes; e momento de beleza, com dicas de maquiagem.
Na unidade de Paraíso do Tocantins, no Espaço de Convivência do Servidor, a programação conta, pela manhã, com recital de poesia, momento musical, entrega de brindes e café da manhã. No período vespertino, terá, no espaço livre, em frente à biblioteca e auditório, um momento de homenagem com todas as mulheres da unidade, com falas ressaltando a importância da valorização feminina, exposição de fotos, recital de poesia e depoimentos. Também será servido um lanche com entrega de brindes. À noite, no Espaço de Convivência do Aluno, a programação continua com recital de poesia, painel de debates e homenagens.
Na unidade de Pedro Afonso, será servido, às 8h, um café da manhã para todos os servidores em homenagem ao dia. A ação está sendo organizada pelos homens, membros da Comissão Local do Programa Qualidade de Vida, e em parceria e colaboração com os demais homens da unidade.
Na unidade de Porto Nacional, a programação objetiva proporcionar um ambiente de reflexões e debates acerca do protagonismo da mulher, especialmente quanto aos seus desafios e oportunidades nas áreas da tecnologia e saúde. A primeira mesa redonda do evento terá como tema “Mulheres na tecnologia: oportunidades, desafios e inspirações” e será realizada às 9h, na sala 19 do bloco II. À tarde, a mesa redonda terá a temática “Ser mulher na saúde: inspirações, medos e possibilidades” e acontecerá às 15h, no mesmo local. A atividade da manhã é destinada aos acadêmicos de Sistemas de Informação e estudantes da 1ª série de informática para internet. Já a programação vespertina é aberta ao público interessado e necessita de inscrição prévia. Apresentações culturais e exposições de quadros feitos por estudantes do campus também compõem a programação do dia. Além dos debates, será realizada uma campanha de arrecadação e doação de absorventes higiênicos entre a comunidade feminina do campus.
Na unidade da Reitoria, em comemoração ao dia, terá um Bate-Papo "As 5 chaves do prazer", com Gliccia Neves, sexóloga e terapeuta de casais, às 9h, no Auditório I.