Notícias
ProfEPT divulga bibliografia para turmas de 2019
Conteúdo
A coordenação do processo seletivo do ProfEPT divulgou na segunda, 1º, a bibliografia para o processo de seleção do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. O edital para oferta de novas turmas está previsto para a segunda semana de dezembro de 2018.
Vagas para doutores no ProfEPT do IFTO
Será lançado na próxima semana, edital com 3 vagas para professores doutores lotados no IFTO, dedicação exclusiva, para recompor o quadro de docentes do mestrado ProfEPT no âmbito do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
São requisitos gerais para concorrer às vagas: ser credenciados como professores; docentes efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com atuação em regime de trabalho dedicação exclusiva; portadores do título de doutor em programa reconhecido pela CAPES, que apresentem produção científica intelectual nos últimos quatro anos (mais a fração do ano corrente), compatível com o especificado nos critérios da Comissão da Área de Ensino da Capes.
O candidato à docente, permanente deste mestrado, deverá apresentar no mínimo um artigo publicado em periódico qualificado na área de ensino, nos últimos quatro anos (mais a fração do ano corrente, se for o caso) e deverá ter concluída ao menos uma orientação, em qualquer nível de ensino, devidamente registrada em seu currículo. O docente deverá também ter a anuência do diretor de seu campus , autorizando-o a dedicar 15 horas semanais ao mestrado.
Outros detalhes específicos serão publicados no edital, na próxima semana.
Abaixo, segue a bibliografia para novas turmas:
Bibliografia
1. BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 75–110, nov. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000300005&lng=pt&tlng=pt>.
2. BORGES, Liliam Faria Porto. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação em Questão, v. 55, n. 45, p. 101-126, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12747>.
3. CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/7693/5935>.
4. FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. Ideação, v. 10, n. 1, p. 41–62, 2008. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143>.
5. LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018. Disponível em: <https://pos.anhanguera.edu.br/wp-content/uploads/2017/03/revista-anhanguera-pesquisa-quali-2018.pdf>.
6. MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
7. MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 705–720, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/10.pdf>.
8. RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/História-e-política-da-educação-profissional.pdf>.
9. SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog., v. 94, n. 238, p. 839–857, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a10v94n238.pdf>.
10. ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, n. 65, p. 149–166, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/er/n65/0104-4060-er-65-00149.pdf>.
Com informações do Portal ProfEPT