Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores e estudantes do IFTO de Araguatins apresentam resultados de projetos voltados ao ensino

Pibid e Residência Pedagógica

Apresentações foram feitas na própria unidade e em congresso regional dedicado aos programas, na Bahia, durante o mês de maio
por Thâmara Filgueiras publicado: 06/06/2024 17h09 última modificação: 06/06/2024 17h09
Exibir carrossel de imagens Bolsistas apresentam relato de experiência

Bolsistas apresentam relato de experiência

Além de assimilarem conhecimentos por meio das aulas dos cursos de licenciatura, os estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) contam com a experiência de construir saberes por meio da participação em projetos ligados aos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP), que contam com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

E para apresentar os resultados das atividades desenvolvidas, professores e estudantes bolsistas dos dois programas do IFTO de Araguatins participaram de um seminário de encerramento dos projetos ligados ao Pibid e PRP. O evento teve como foco estudantes e professores dos cursos de licenciatura em Biologia e Computação, ofertados pelas unidades, além de professores das escolas públicas de educação básica que são parceiras na realização dos projetos.

Durante o evento, que aconteceu na unidade de Araguatins do IFTO, os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a palestras inspiradoras sobre os dois programas, considerados por muitos como fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos licenciandos.

De acordo com a coordenadora institucional do PRP, Lucinalva Ferreira, o evento realizado na unidade pode ser considerado um divisor de águas para as licenciaturas. “Esse evento foi um verdadeiro marco em nossa instituição, promovendo discussões enriquecedoras e reflexões profundas sobre o futuro da educação”, destacou a coordenadora.

O evento contou, ainda, com a participação das professoras Janaína Costa e Juliana Barros, que falaram sobre os dois programas, em que foi possível aos estudantes ter um momento de troca de ideias com pessoas que já fizeram parte de edições anteriores e hoje estão no mercado de trabalho.

Assim, o evento explorou as  temáticas centrais que fortalecem a formação de novos professores, promovendo uma educação de qualidade em que é valorizada não só a  prática docente mas também a integração entre teoria e prática, abordando o compromisso com a excelência na educação.

Congresso regional

Os estudantes do IFTO de Araguatins, assim como os das licenciaturas das unidades de Colinas do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins formaram uma caravana para participar do I Congresso Norte-Nordeste Pibid/PRP (Conenorte), que aconteceu na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador.

Além de terem a oportunidade de apresentar seus trabalhos no evento, puderam trocar experiências com estudantes de licenciaturas de outros estados. Além dos estudantes e professores orientadores dos projetos, participaram do evento o diretor de Graduação do IFTO, Daniel Marra, a diretora-geral do Campus Palmas, Noemi Zukowski, e a coordenadora institucional do PRP/IFTO-Capes, Lucinalva Ferreira, que também fez parte da comissão organizadora do evento regional.

Muitos bolsistas fizeram relatos sobre a participação em atividades do programa e destacaram que os eventos possibilitaram explorar as temáticas centrais desses programas, que visam fortalecer a formação de professores e promover uma educação de qualidade. "Desde a valorização da prática docente até a integração entre teoria e prática, cada tópico abordado reflete o compromisso com a excelência na educação", destacaram.

Confira mais fotos do Seminário realizado no IFTO de Araguatins e no I Conenorte.

Com colaboração de Isabella Flávia Maciel, estagiária sob supervisão da equipe de jornalismo da Dicom/IFTO, e informações de Aline Correa, do IFTO/Araguatins