Notícias
Projeto de monitoramento de colmeias do IFTO Araguaína conquista três premiações na maior feira de Tecnologia da América Latina
ApisSense
Já pensou em desenvolver inovações tecnológicas no ensino médio/técnico e ainda ter várias conquistas por conta da sua invenção? Esse cenário é vivenciado por estudantes da unidade de Araguaína do IFTO: Nycolas Oliveira Braga, Daniel Ribeiro Moura, Rennzo Rodrigues Diedrics, que participaram da Mostratec 2024, a maior feira de tecnologia da América Latina, realizada no período de 21 a 25 de outubro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
Os estudantes levaram para o evento o projeto ApisSense, que consiste no monitoramento remoto de colmeias, sob a orientação dos professores Hebert Lima Batista e Jonierson de Araújo, e trouxeram para Araguaína três conquistas: 3° lugar na Feira Mostratec área de Engenharia Ambiental e Sanitária; 2º lugar no prêmio Ecossis com divulgação do produto para investidores e empresas com pegada Ecológica e o valor de R$1500,00 reais e credenciamento na Feira Nacional FICIENCIA patrocinada pela ITAIPU Multinacional em Foz do Iguaçu em 2025. A iniciativa disputou premiações com 795 finalistas de 12 países e de todos os estados do Brasil.
O ApisSense é um sistema de monitoramento interno de colmeias, que permite o acompanhamento em tempo real do estado da colmeia de forma remota. Com a combinação de microcontroladores e sensores, que são instalados na colmeia, gerenciados por um aplicativo, é possível detectar variáveis climáticas. Possibilitando assim, que o apicultor adote medidas proativas que garantam a proteção das abelhas e otimização da produção de mel. Uma das vantagens do ApissSense é que o seu desenvolvimento é de baixo custo, tornando-o acessível a aquicultores de diferentes poder aquisitivo.
O sistema conta com uma gama de sensores, que são dispostos na colmeia, capazes de monitorar a temperatura, umidade, nível de som e a quantidade de mel produzida, além de um aplicativo intuitivo no qual o usuário consegue acessar e ter acesso remotamente e em tempo real às suas condições internas, sem a necessidade de estar próximo a caixa.
O estudante Daniel Moura, um dos inventores do ApissSense, explica que a ideia surgiu a partir da disciplina eletiva Apdidática, que estuda a criação de abelhas, ministrada pelo professor e orientador do projeto, Hebert Lima Batista.“A partir do estudo dessa área e de como as abelhas se comportam, sentimos a necessidade em criar um dispositivo capaz de monitorar as condições internas das colmeias, a fim de ajudar o apicultor a ter maior controle sob suas colméias e prevenir potenciais doenças, predadores e o abandono da colônia, além de inserir um método menos invasivo de monitoramento”, disse Daniel.
Para Daniel, os prêmios conquistados durante a Mostratec certificaram a relevância do ApissSense e abriram novas perspectivas para ampliar seu impacto e visibilidade. “A próxima etapa é a inclusão de uma placa solar, para que o sistema tenha autonomia energética, e posteriormente, iniciar os testes em campo. A participação na Mostratec foi uma experiência incrível. Conheci pessoas novas, projetos sensacionais, fiz amizades e absorvi muito conhecimento. Ganhar três prêmios em uma feira internacional, sendo a maior de ciência e tecnologia da América Latina, foi extremamente gratificante – uma sensação única e surreal”, declarou o estudante.
Daniel comentou, ainda, sobre o desenvolvimento do pensamento científico adquirido ao longo de sua participação no projeto. “Quanto ao pensamento científico, com certeza foi possível evoluir bastante ao longo do desenvolvimento do projeto. Desde a formulação de hipótese até a interpretação de dados, aprendi a questionar, buscar evidências e construir uma análise crítica e objetiva, além de aprimorar minhas habilidades na área de engenharia. Esses aspectos foram fundamentais para aprimorar minha visão científica”.
O professor Hebert Lima Batista acrescenta que por meio da criação do ApissSense, os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades e competências a partir do projeto. “Eles mostraram que têm condições de desenvolverem projetos em todas as áreas do conhecimento e aplicá-los na resolução de problemas presentes na sociedade, no nosso caso, como temos uma disciplina voltada para a apicultura, fez com que eles pensassem na resolução de problemas enfrentados pela comunidades que trabalham em apicultura, que normalmente são familiares e de baixa renda”, explicou Hebert.
Mais premiações
Essa não foi a primeira vez que o ApisSense recebeu premiações, o sistema conquistou o 1º lugar na Viva Ciência 2023 - Feira Científica e Tecnológica do Tocantins, da unidade de Araguaína, e foi esse prêmio que garantiu sua participação na Mostratec. Neste ano, o projeto conquistou conquistou, também, o 1º lugar no prêmio Jovem Cientista Francisco Filho, na categoria melhor trabalho e apresentação ensino médio. Ambos durante a Jornada de Iniciação Científica e de Extensão (Jice).