Notícias
Secretário do MEC fala sobre cenário para 2020
Perspectivas
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Ariosto Antunes Culau, esteve no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) durante a última segunda-feira, 9.
Na ocasião, os gestores da instituição e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) fizeram uma breve apresentação dos avanços nos últimos dois anos e desafios para 2020. O reitor Antonio da Luz Júnior reforçou que o IFTO além de ser uma instituição de ensino, "é uma instituição indutora de desenvolvimento regional".
O secretário destacou que "a visualização do que realmente ocorre na fonte, facilita a implementação de soluções por parte da Setec". Nesse sentido, ele fez o compromisso de disponibilizar R$ 3 milhões de reais, para a modernização dos laboratórios do IFTO, que foi uma das demandas apresentas pelos diretores das unidades.
Quanto ao Programa Future-se, ele falou que uma nova proposta, desenvolvida por um grupo de trabalho formado por servidores da Educação, será apresentada nos próximos dias, para consulta pública. Ele lembrou ainda que esse é um Projeto de Lei (PL) e passará por uma tramitação dentro do Congresso Nacional, até sua aprovação. Além disso, ele disse que cada instituição terá autonomia para decidir sobre a adesão ao programa.
No que diz respeito ao Empreendedorismo e Inovação, ele antecipou que ainda esse ano, a Setec/MEC divulgará editais próprios para fomento dessas áreas na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Sobre o orçamento para 2020, o secretário assegurou que a liberação será feita no mesmo volume que em 2019, com relação à Assistência Estudantil, ele disse que serão feitos estudos, para correção do auxílio nos Estados, segundo suas especificidades, como por exemplo: dificuldade no transporte.
Parcerias
Em seguida à apresentação, o secretário e o reitor estiveram reunidos com representantes da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC/TO), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Durante esse momento, os presentes discutiram a oferta de cursos por meio do Centro de Referência de Educação a Distância do IFTO, que em 2020, pretende ofertar 10 mil vagas de cursos técnicos, por todo o Tocantins, via essa modalidade de ensino.