Notícias
Seleção de estudantes do Partiu IF conta com plantões tira-dúvidas em todas as unidades do IFTO
Cursinho
As inscrições para a seleção de estudantes do Partiu IF seguem até dia 25 março, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, de acordo com o campus/turma para qual o candidato vai concorrer a vaga e envio da documentação exigida no edital. (acesse aqui os links dos formulários). Os candidatos às vagas podem receber orientações sobre o processo de inscrição, nos plantões para tirar dúvidas realizados em todos os Campi do IFTO (consultar setores de atendimento no Quadro 2 do edital nº 18).
É necessário que os candidatos fiquem atentos ao enviarem a documentação prevista no edital, pois a ausência de algum documento exigido pode resultar na sua exclusão do processo seletivo. Uma vez que as vagas serão preenchidas por candidatos que apresentarem a documentação completa e atenderem aos pré-requisitos do Programa Partiu IF. A seleção será realizada por meio de sorteio público.
Partiu IF
O Programa Partiu IF é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada para os estudantes do 9º ano da rede pública de ensino, com foco na recuperação de aprendizagem nas disciplinas de português, matemática e ciências da natureza, como forma de ampliar as oportunidades educacionais de acesso e permanência no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além disso, os aprovados terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 200,00 reais.
No estado do Tocantins, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está à frente do Partiu IF, com vagas em suas unidades localizadas nas cidades de: Araguatins, Araguaína, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Palmas, totalizando uma oferta de 640 vagas.
Como será o curso?
O curso terá duração de oito meses, totalizando, 320 (trezentos e vinte) horas, sendo dividido em dois eixos:
I. Básico: Composto por três componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, ministrados presencialmente.
II. Suplementar: Composto por atividades complementares, tais como oficinas de redação, resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial, monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes, além de outras atividades pertinentes ao contexto.
A previsão é que as atividades do Programa tenham início no mês de abril e sejam concluídas em novembro.