Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidora da unidade de Gurupi representará o IFTO em evento internacional voltado para iniciativa Amazônia+10

Notícias

Servidora da unidade de Gurupi representará o IFTO em evento internacional voltado para iniciativa Amazônia+10

Ciência

Cintia Ribeiro de Souza fará parte de um grupo de 15 pesquisadores doutores brasileiros no workshop "The Role of Fungi in the Amazonian Bioeconomy”
por Kelinne Guimarães publicado: 17/04/2024 11h24 última modificação: 19/04/2024 16h50

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) será representado no workshop "The Role of Fungi in the Amazonian Bioeconomy, que ocorrerá de 27 a 30 de maio, no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na cidade de São Luís-Maranhão. Uma vez que a servidora da unidade de Gurupi do IFTO, Cíntia Ribeiro de Souza, fará parte de um grupo de 15 pesquisadores doutores brasileiros em início de carreira, que participarão do evento, junto a pesquisadores do Reino Unido com o mesmo perfil acadêmico. Todos foram selecionados para o evento com bolsa para custeio de transporte, hospedagem e alimentação.

A seleção dos participantes ocorreu por meio de edital lançado pelo British Council no fim de 2023, para conceder suporte financeiro para pesquisadores do Brasil e Reino Unido trabalharem juntos na realização de workshops científicos nas temáticas propostas pela iniciativa Amazônia+10.

Quando questionada sobre as motivações para se inscrever na seleção de participantes do evento, a servidora Cíntia Ribeiro destaca a possibilidade de contribuir com as pesquisas realizadas no IFTO e colaborar em pesquisas internacionais. Ela frisa, ainda, que as discussões realizadas durante o "The Role of Fungi in the Amazonian Bioeconomy” podem abrir novas perspectivas e oportunidades de receber e fazer colaboração com as melhores universidades e centros de pesquisa do mundo, retornado para o IFTO como fonte de conhecimento e também oportunidades para que estudantes sejam inseridos no âmbito acadêmico internacional.

Sobre o intercâmbio com o grupo de pesquisadores ingleses, que participarão do evento, Cíntia acredita que ele possibilitará o compartilhamento de novas visões a respeito da biodiversidade brasileira, o que consiste na aquisição de conhecimentos.

“O IFTO me deu a oportunidade de me dedicar exclusivamente à pesquisa durante a realização do meu doutorado. E tudo isso tem sido fundamental para me impulsionar a buscar oportunidades que me façam, de algum modo reconhecer e retribuir tudo que já foi investido. Profissional e pessoalmente falando, a atividade que sempre sonhei em trazer para minha carreira e para minha vida é a colaboração em pesquisa científica internacional, pois a ciência e conhecimento não tem fronteiras”, disse Cíntia.

The Role of Fungi in the Amazonian Bioeconomy

O evento é financiado pelo British Council e integra as ações voltadas para a iniciativa Amazônia+10. De acordo com Camila Nobre, que faz parte da organização do evento, o objetivo do workshop é conectar pesquisadores em início de carreira que estejam trabalhando em qualquer aspecto da biologia fúngica e que possam ter relevância para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e apresentar perspectivas para futuras colaborações internacionais.

Camila explica que nos três dias de evento, estão previstas discussões sobre diversos temas da micologia (com destaque para micorrizas, bioinoculantes e fungos comestíveis) e uma expedição de campo para uma área com vegetação de floresta amazônica secundária na ilha de São Luís.