Notícias
Servidores da Reitoria passarão por treinamento de brigadistas
Prevenção
Você já se perguntou se em uma situação de emergência, como um princípio de incêndio, você saberia o que fazer? Já imaginou, se tivesse que usar um extintor de incêndio, você saberia como manuseá-lo? Embora equipamentos de combate a incêndio estejam presentes em diversos locais, a exemplo dos prédios em que funcionam órgãos públicos, muitas pessoas não sabem como usá-los ou o que devem fazer caso ocorra um incêndio.
Com o objetivo de formar servidores que possam atuar como brigadistas, uma equipe da Reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará, nos dias 23 e 24, um treinamento que proporcionará conhecimentos teóricos e práticos sobre incêndio em edificações e primeiros socorros. A ação, além de atender a uma exigência legal do Corpo de Bombeiros, visa a prevenção de situações de risco relacionadas com incêndios.
O coordenador de Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente da Reitoria, Luiz Adriano Silva, explicou que as pessoas que participarão do treinamento passarão a ter conhecimentos sobre situações de risco que levam à formação e à propagação do fogo e como manusear os sistemas de combate à incêndio, a exemplo dos extintores, hidrante e mangueira. Além desses conhecimentos, as pessoas que participarão do treinamento obterão instruções de como proceder no caso de haver a necessidade de evacuar o prédio e de realizar primeiros socorros.
"A atuação do brigadista inclui observar como estão as condições de trabalho em cada setor e em combater um princípio de incêndio. O combate ao incêndio propriamente dito é uma responsabilidade do Corpo de Bombeiros. O que a equipe de brigadistas da Reitoria fará é atuar na prevenção para que um curto-circuito, por exemplo, não se transforme em um incêndio de grande proporção", exemplificou o coordenador.
A equipe de brigadistas da Reitoria será formada por servidores de todos os setores que integram a unidade. Segundo Luiz Adriano, a ideia de formar uma grande equipe é que sempre tenham pessoas capacitadas para lidar com situações de emergência no prédio caso algumas estejam de férias ou ausentes do local por outras razões.
O treinamento será realizado pelo coordenador de Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente, que ficará a cargo de repassar as instruções sobre o fogo e como combatê-lo, e pela enfermeira Tiara Cunha, que orientará como realizar os primeiros socorros.