Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais do Campus Paraíso do Tocantins do IFTO recebem 1ª dose da vacina contra a covid-19

Notícias

Profissionais do Campus Paraíso do Tocantins do IFTO recebem 1ª dose da vacina contra a covid-19

Combate à Covid-19

A previsão para a 2ª dose é setembro.
por Lúcia Gomes publicado: 11/06/2021 14h48 última modificação: 11/06/2021 15h32

Em Paraíso do Tocantins,  teve início no dia 3 de junho o período de imunização contra a contra a covid-19 dos trabalhadores da educação, com a vacinação simultânea dos profissionais das redes públicas municipal, estadual, federal e  privada de todos os níveis. 

Os servidores do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) se encaixam nesse grupo e grande parte da equipe tomou a vacina logo no primeiro dia, mas a vacinação continua disponível.

Antes do início da campanha, o diretor-geral da unidade, Flávio Eliziario de Souza, reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Saúde da cidade para acertarem as providências que deveriam ser tomadas para que tudo ocorresse de maneira organizada.

Flávio explicou que a preocupação era não deixar ninguém de fora e assim aconteceu. Todos os trabalhadores lotados na unidade foram considerados profissionais da educação e aptos a receber a vacina como parte do grupo. Dessa forma, professores, técnicos-administrativos, colaboradores terceirizados, estagiários e bolsistas puderam receber a primeira dose do imunizante. 

A bibliotecária da unidade, Regina Kaciane da Costa Borges, contou que quando soube que iria vacinar sentiu uma mistura de sentimentos. "Foi gratidão e surpresa, pois não estava esperando que fosse vacinar agora. Foi uma felicidade imensa. Só tenho a agradecer a Deus, em primeiro lugar, e a reconhecer o valor da Ciência, que em tão pouco tempo elaborou as vacinas para salvar vidas", completou.

Outro que também ficou feliz em ser imunizado foi André Pereira da Silva: "foi uma sensação incrível de saber que estamos progredindo no quesito vacinação. Espero que logo chegue a vez de todos os alunos, para podermos voltar para as nossas vidas normais", acrescentou ele, que é estagiário da coordenação dos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do Campus Paraíso do Tocantins.

A bolsista-colaboradora do Laboratório Geral de Alimentos, Ingrid Meirielly Rodrigues Farias revelou que sentiu-se valorizada por seu trabalho. "O estudante quando é contratado como bolsista torna-se um trabalhador da educação porque ajudamos em áreas que auxiliam na nossa formação e de outros estudantes. Me senti importante, senti que nesse momento delicado que estamos passando meu trabalho é importante pra alguém".

É importante destacar que os critérios e cronogramas de vacinação são definidos pelas secretarias municipais de saúde. Para terem direito à vacina, os servidores, estagiários e bolsistas devem apresentar na unidade de saúde a Declaração de Vínculo emitida pelo diretor-geral do campus, documento exigido para receber o imunizante como parte do grupo dos trabalhadores da Educação, além do documento de identificação pessoal oficial e cartão do SUS. 

Saiba mais

No final de maio deste ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação , por meio da Nota Técnica Nº 717/2021. O grupo foi considerado prioritário e a justificativa para a antecipação da imunização está relacionada  com a necessidade de volta às aulas presenciais e também com a segurança alimentar dos estudantes, tendo em vista que a escola é, muitas vezes, o local onde crianças e jovens têm sua principal refeição do dia.