Notícias
Suportes para álcool em gel são distribuídos a comunidades indígenas
Proex
Em continuidade às ações de enfrentamento à Covid-19, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou nesta quarta-feira, 14, a distribuição de suportes de cano PVC para álcool em gel ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI/ TO). Trata-se da unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).
O DSEI será responsável pela distribuição do dispositivo em suas diferentes unidades de saúde. São elas:
- Seis Polos Base Indígena (PBI): PBI Formoso do Araguaia; PBI Itacajá; PBI Santa Fé do Araguaia; PBI Tocantínia; PBI Goiatins; PBI Tocantinópolis;
- Três Bases de Apoio e suas 32 unidades, localizadas nos seguintes municípios: Lagoa da Confusão, Sandolândia e Santa Maria das Barreiras (Pará);
- Duas Casas de Saúde Indígena (CASAI), localizadas nos municípios de Araguaína e Gurupi.
Diante do cenário epidemiológico do DSEI, que demonstra a necessidade do controle epidêmico da Covid-19 nas aldeias indígenas, faz-se necessário o apoio à instituição, com a distribuição gratuita dos suportes para álcool em gel, de modo a contribuir com o enfrentamento da Covid-19, conforme ressalta a coordenadora do projeto, Joedna Silva. "A unidade de Gurupi propôs produzir, com seus servidores e alunos, suportes para álcool em gel feitos com cano de PVC . Os suportes foram montados um a um, manualmente. Após a conclusão do projeto, foi possível fidelizar a missão da instituição em promover o ensino, pesquisa, extensão e inovação à comunidade local", disse.
Foram entregues 20 suportes de PVC na Reitoria do IFTO, e outros 80 produtos serão entregues pela unidade de Gurupi, responsável pela confecção dos dispositivos, em parceria com a Proex.
Sebastião Gois Barros, coordenador do DSEI/TO, agradeceu pela iniciativa e parceria. "Nesse momento de crise e de enfrentamento no controle da disseminação da Covid-19, essa parceria está sendo fundamental, sempre nos atendendo de forma especial, com produtos de qualidade e inovações tecnológicas", afirmou.