Notícias
Terceira edição do Arraiá Sabor & Arte recebeu mais de 1500 pessoas no Cais do Porto de Araguatins
Empreendedorismo e Cultura
Com uma trajetória de sucesso, foi realizada a terceira edição do Arraiá Sabor & Arte, no dia 21 de junho, no Cais do Porto de Araguatins. A estimativa é que o evento tenha reunido mais de 1500 pessoas durante sua programação, que ocorreu de 16h às 20h, com apresentações de cantores regionais, forró e quadrilhas. Além disso, o público presente pôde visitar estandes com artesanatos e comidas típicas.
A abertura do evento contou com os pronunciamentos do reitor do IFTO, Antonio da Luz, do diretor-geral da unidade de Araguatins, Cláudio de Sousa Galvão, e do gerente do Sebrae da regional do Bico do Papagaio, Wolney Nóbrega.
Em seguida, ocorreram as apresentações: dos cantores Arthur Ferreira e Nandinha Alves; Forró da inclusão por estudantes da APAE Araguatins; Quadrilha do ETI professora Oneide da Cruz Mousinho; Art Dance do IFTO e dos arraiás: Desengonçados da Escola Estadual Denise Gomide Amui e projeto "Cenas e práticas da cultura brasileira", com a "Junina Explode coração”, do IFTO.
Como expressão cultural tradicional apresentou-se o Grupo do Divino da Dona Belcina e teve, ainda, muito forró pé de serra com Getúlio Carneiro e Antônio Borges e o forró das antigas.
Antes do encerramento, os presentes foram convidados a dançarem o Arraiá Juntos e Misturado e foi realizado o anúncio dos estandes premiados. Ficando o 3º Lugar com: Produzir para Libertar do Mulheres Mil do IFTO, customização de camisetas; 2º Lugar : MG licores da Mariana e 1º Lugar : Flávia doces.
O Arraiá Sabor & Arte faz parte de um projeto de extensão
Vale destacar que o evento faz parte do projeto de extensão Empreendedorismo Juvenil: um projeto de vida, aprovado pelo edital nº 15/2024 do IFTO, que tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor dos acadêmicos e estudantes da educação básica, por meio de atividades teóricas/práticas, com foco no empreendedorismo e inovação, visando o aprimoramento pessoal e profissional.
A iniciativa extensiva é realizada na unidade de Araguatins, sob a coordenação da professora Lucinalva Ferreira e do analista técnico do Sebrae-TO, Valcir Júnior e participação dos estudantes bolsistas: Francisca Rodrigues e Samuel Gomes e dos estudantes voluntários Luemily Saraiva, Arthur Ferreira e Taís Lima e Wellany Talita. As turmas envolvidas no projeto são o 5º período de Licenciatura em Ciências Biológicas e do 7º de Licenciatura em Computação.
A coordenadora do projeto, Lucinalva Ferreira, destaca a importância da educação empreendedora.“ A educação empreendedora deve ser reconhecida como uma forma de ensino e aprendizagem que promova a criticidade do aluno em sua vivência cotidiana, formando pessoas mais autônomas, criativas e capazes de liderar a partir do desenvolvimento de suas competências. Assim, em 2022, sentindo a necessidade de trabalhar algo relacionado ao empreendedorismo jovem, a equipe apresentou, no edital de projetos de ensino fomentado pelo IFTO, uma proposta de atividade empreendedora, realizada pelo IFTO e Sebrae, em parceria com a prefeitura municipal, Secretaria municipal de cultura e Bar da Dalva, um apoio do Sicredi, ACIAT , Rádio Sucesso FM e Conect Telecom , com a participação dos empreendedores/feirantes locais.”