Notícias
Unidades do IFTO realizam ações pelo Setembro Azul
Inclusão
No dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional dos Surdos, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realiza ações em diferentes unidades, com o objetivo de discutir e conscientizar sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência. O mês é considerado Setembro Azul por conta de outras datas: 23 (Dia Internacional das Línguas de Sinais), 30 (Dia Internacional do Tradutor)e na última semana do mês comemora-se a Semana Internacional do Surdo.
Atualmente, o IFTO conta com 26 estudantes surdos, segundo dados fornecidos pelas unidades para o cadastro de estudantes com deficiência, criado pelo setor de Inclusão e Diversidade, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). Para atender a essa comunidade, a instituição tem uma equipe composta por 11 tradutores e intérpretes de Libras.
Em Araguaína, o filme "O Milagre de Anne Sullivan" foi exibido e realizada uma apresentação cultural. Já no dia 30, a partir das 11h, será realizado um Aulão de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A programação foi organizada pelo setor de Psicologia, Grêmio e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), da unidade.
Já em Gurupi, o Setembro Azul conta com a realização de oficinas de Libras no dia 25 e no dia 26, o dia será celebrado com apresentação cultural em Libras, palestra sobre a pessoa surda e a educação, além de relatos de experiência da comunidade surda de Gurupi.
Em Formoso do Araguaia, no dia 26, acontece a roda de conversa com estudantes dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Agricultura, no intuito de orientar os educandos sobre temas relacionados à cultura surda, será realizada também a palestra sobre a "Importância da Comunicação em Libras no Ambiente Educacional", ministrada pela tradutora e intérprete de Libras da unidade, Francisca Dias. Além disso, terá recital de poema e dinâmica em Libras.
Por sua vez, em Palmas, no início de setembro, foi realizada a oficina: Técnica de ensino para surdos, ofertada por Matheus Batista Coimbra. E também foi promovida a palestra: Tenho um colega surdo: E agora?, ministrada pela professora Alini Cardoso de Albuquerque. No dia 5 de setembro, foi realizada a mesa redonda: Setembro azul: rompendo barreiras na educação de surdos, com os convidados: Matheus Batista Coimbra e Lia Claúdia Coelho, mediada por Alini Cardoso de Albuquerque.
A programação em Porto Nacional, ocorre no dia 25, o Napne da unidade, em parceria com o curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza uma roda de conversa sobre a pessoa surda. Segundo a tradutora e intérprete de Libras da unidade, Lelma Barbosa, "essa ação é uma atitude inclusive com demostração de empatia pelo outro, pois o surdo teve grandes conquistas, no entanto, é preciso avançar degraus para que ele sinta que os direitos fundamentais também são da comunidade surda".
Edital 2020/1 em Libras
Desde 2018, o IFTO publica o edital do processo seletivo em Libras. Confira a edição de 2019, Edital Vestibular 2019 em Libras. A tradução completa de um edital foi inédita no Tocantins e visa facilitar o ingresso dos surdos à instituição.
Política de Inclusão
O IFTO está com comissão constituída, para construção da minuta da Política de Inclusão, que vai contribuir para assegurar os direitos dos estudantes com deficiência no Instituto.