Prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação
Como registrar situações de assédio ou discriminação no IFTO
Orientações para registrar manifestações de forma segura e protegida na Plataforma Fala.BR, o canal oficial da Ouvidoria do IFTO.
Como a Ouvidoria atua no processo
A Ouvidoria do IFTO é o canal institucional oficial para o registro formal de manifestações. Ao ser procurada, a Ouvidoria:
Fluxo de Atendimento a Estudantes em Situações de Assédio – IFTO
Fluxo com os procedimentos previstos no Regulamento do IFTO para acolhimento e encaminhamento de casos de assédio moral ou sexual envolvendo estudantes.
Composição dos Núcleos de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (NUCA)
Acesse as portarias com os(as) integrantes dos Núcleos de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (NUCA) em cada campus do IFTO. Os membros do NUCA atuam em rede, de forma colaborativa, para garantir acolhimento e apoio à comunidade acadêmica.
Instâncias de Apoio
No IFTO, a construção de um ambiente respeitoso e inclusivo é um compromisso coletivo. Para isso, contamos com instâncias que atuam de forma especializada nessa missão: o NAPNE, que promove a inclusão de pessoas com necessidades específicas; o NEABI, que valoriza as culturas afro-brasileira e indígena; o NEGES, que atua pela equidade de gênero e diversidade sexual; além da Diretoria de Gestão de Pessoas e das Coordenações de Gestão de Pessoas nos campi, que contribuem com ações de acolhimento, orientação e formação. Juntas, essas instâncias fortalecem a prevenção e o enfrentamento ao assédio, à discriminação e ao preconceito no IFTO.
Regulamento Institucional para atendimento a situações de assédio e discriminação sofridas por estudantes no âmbito do Instituto Federal do Tocantins - IFTO.
Conheça o regulamento institucional que estabelece o protocolo de atuação para casos de assédio e discriminação no IFTO, e que cria formalmente os Núcleos de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (NUCA) nos campi. Este documento orienta as ações e fluxos institucionais para acolhimento, apuração e prevenção. (Resolução Consup n.º 314/2024)
Guia Lilás: Orientações para prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal.
A publicação é referência para todos os órgãos governamentais no combate às práticas de assédio e discriminação no ambiente de trabalho. (Atualizado em 2024)
Capacitações recomendadas sobre Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação
O aprendizado contínuo é um dos caminhos para a construção de um ambiente mais seguro, respeitoso e acolhedor. Nesta lista, reunimos capacitações e conteúdos formativos — oferecidos por instituições reconhecidas — que contribuem para ampliar o conhecimento e fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação, no ambiente acadêmico e institucional.
Materiais Informativos sobre Direitos, Diversidade e Enfrentamento às Violências
Nesta seção, você encontra cartilhas, guias e conteúdos educativos sobre assédio, racismo, violência de gênero e respeito à diversidade. Os materiais foram selecionados para promover a informação, a empatia e a construção de um ambiente institucional mais justo, seguro e inclusivo.
Documentos e legislação
Nesta seção, você encontra as principais normas, políticas institucionais e legislações que orientam as ações de prevenção e enfrentamento ao assédio, à discriminação e à violência no IFTO. O acesso à informação é essencial para garantir direitos e promover um ambiente seguro, ético e inclusivo.