Notícias
IFTO recebe visita do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de EPT
Codir
Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal ouve demandas do Colégio de Dirigentes do IFTO
O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Tocantins (Codir/IFTO) reuniu-se, nesta sexta-feira, 19, de maneira diferente. É que os diretores dos campi e a equipe gestora da Reitoria participaram da segunda reunião extraordinária do ano de maneira itinerante. É que pela manhã, eles se reuniram na unidade do IFTO de Formoso do Araguaia e, no período da tarde, o encontro foi em Gurupi.
O motivo do formato diferente dessa reunião foi a visita do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli, que conheceu algumas das instalações das duas unidades. Em Formoso do Araguaia, os integrantes do Codir acompanharam um momento histórico para a unidade e para o IFTO como um todo: a formalização da doação do terreno onde aquela unidade do IFTO está instalada.
Além de toda a equipe gestora do IFTO, o momento da assinatura da transferência de escritura do terreno feita pelo reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, e pelo prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues, também teve como testemunhas estudantes e servidores da unidade e a secretária de Administração do município, Lucélia Ferreira Lisboa Oliveira.
No IFTO de Gurupi, o Codir e o diretor da Setec visitaram o bloco da unidade que está em reforma - obra que contou com o apoio do representante do Ministério da Educação (MEC) para a mobilização de recursos financeiros. Após a visita ao canteiro de obras, todos se reuniram com o objetivo de apresentar um pouco das características de cada unidade e ações desenvolvidas na instituição e das demandas prioritárias que cada uma possui.
O reitor do IFTO afirmou que se trata de um momento único para a instituição: "no mesmo dia em que formalizamos a doação da área para a unidade de Formoso, recebemos a visita de um representante da Setec que vem com o objetivo de conhecer a realidade da nossa instituição", disse Antonio da Luz Júnior.
Marcelo Bregagnoli destacou como objetivos da visita verificar in loco o processo evolutivo da infraestrutura e a aplicação do programa EnergIF, além de escutar a comunidade. "Quando a gente escuta estudantes, gestores, fazendo apontamentos que vão além da questão dos pedidos de orçamento, que falam da melhoria de metodologias, análises, nós, enquanto órgão central, precisamos estar muito atentos a isso, porque é aqui que acontece a ação. Esse link entre a ação e o órgão gestor é essencial, pois proporciona uma visão mais ampla", destacou Marcelo.
No sábado, 20, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal visitou a unidade de Palmas do IFTO, onde foi recebido pela equipe gestora da unidade e coordenadores do Centro de Referência de Energia Fotovoltaica do IFTO, responsável pelo projeto ligado ao EnergIF, que é financiado pela Setec. Durante a visita às instalações do projeto, Marcelo Bregagnoli discutiu futuras ações em parceria com o Centro e declarou estar "impressionado com a qualidade da infraestrutura e o trabalho desenvolvido no IFTO".