Notícias
Oficina de Conservação Preventiva em Documentos e Livros abre inscrições para dezembro
Oficina
O Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está com inscrições abertas para a oficina “Conservação Preventiva em Documentos e Livros”, que será realizada de 1º a 4 de dezembro de 2025, sempre a partir das 18h. São 12 vagas disponíveis, com participação gratuita e destinada tanto à comunidade interna quanto ao público externo.
A atividade acontecerá na Biblioteca João Paulo II, no Campus Palmas, e será ministrada por Vone Petson Pereira Branquinho, licenciado em História e pós-graduado em Museografia e Patrimônio Histórico. O ministrante traz experiência na preservação e organização de acervos, contribuindo para uma formação técnica e prática qualificada.
Conteúdo Programático e Público-Alvo
A oficina tem como objetivo capacitar os participantes no desenvolvimento de práticas de conservação preventiva. A formação busca ampliar o conhecimento sobre a preservação de materiais em papel, fortalecer o cuidado com acervos de bibliotecas, arquivos e museus e oferecer experiência prática para aqueles que desejam atuar na área.
O público-alvo inclui técnicos de museus, bibliotecas e arquivos; estudantes de museologia, biblioteconomia e história; profissionais da cultura e do patrimônio; além de colecionadores e responsáveis por acervos bibliográficos, documentais, artísticos e históricos.
(Por Isabela Belizário, estagiária sob supervisão do Setor de Jornalismo do IFTO/Palmas)