Notícias
Proex realiza 2ª Reunião Técnica de 2025 com foco no alinhamento das ações de extensão
Fortalecimento
A Pró-reitoria de Extensão (Proex), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveu na última quinta-feira, 25, a 2ª Reunião Técnica de 2025, com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer as ações extensionistas ao longo do ano. O encontro reuniu coordenadores, técnicos e docentes envolvidos com projetos de extensão, em uma programação diversa ao longo de todo o dia.
A abertura do evento contou com uma mensagem de boas-vindas da equipe da Proex e apresentação dos objetivos da reunião. Em seguida, foi iniciada a discussão sobre os editais de extensão, abordando prazos, critérios de seleção e metas para ampliação da participação da comunidade acadêmica nas chamadas públicas.
Logo após, o foco foi a curricularização da extensão e projetos integradores, uma pauta estratégica para o fortalecimento da relação entre ensino e comunidade. Na sequência, os participantes debateram os cursos de extensão, considerando os desafios para diversificar a oferta e alcançar diferentes públicos.
O período da tarde foi marcado por trocas de experiências e apresentação de boas práticas. O painel de ações de extensão reuniu diferentes unidades para expor iniciativas em andamento e resultados alcançados. Logo após, foram apresentados os projetos desenvolvidos com suporte da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), enfatizando o papel do fomento externo para a sustentabilidade das ações extensionistas.
A programação seguiu com o bloco dedicado aos eventos de extensão, momento em que foram compartilhadas orientações para organização, registro e divulgação de eventos promovidos pelas unidades acadêmicas e administrativas.
"A realização da 2ª Reunião Técnica de Extensão reforça nosso compromisso com o planejamento participativo e a construção coletiva das ações de extensão no IFTO. Foi um momento importante para alinhar diretrizes, discutir projetos, eventos e indicadores de extensão, além de esclarecer dúvidas sobre o uso do módulo de extensão no SUAP. Também tivemos a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer a integração entre os campi. Seguimos firmes na missão de consolidar uma extensão cada vez mais estratégica, conectada com as demandas dos territórios e com potencial real de transformação social", destaca o pró-reitor de Extensão do IFTO, Milton Flores.
O encontro fortaleceu o compromisso da Proex com a interiorização, a interdisciplinaridade e o impacto social da extensão. A reunião destacou ainda a importância da articulação entre os diversos setores institucionais para garantir uma extensão cada vez mais integrada, inovadora e transformadora.