Notícias
Revista internacional de física tem artigo com filiação do IFTO
Publicação Científica
A edição de março da revista Annalen der Physik conta o trabalho intitulado “On Nanocones as Gravitational Analog Systems" (Sobre Nanocones como Sistemas Gravitacionais Analógicos) que tem como coautora a professora do Campus Colinas do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Bruna Cristina Corcino Carneiro. O estudo explora uma analogia entre a gravitação (macrocosmo) e a física molecular (microcosmo), ou seja, descreve um análogo de sistema gravitacional conhecido como corda cósmica em uma folha de grafeno, que é uma forma bidimensional do carbono, considerado o material mais fino e resistente do mundo.
Bruna Cristina Corcino Carneiro explica que, especificamente, os pesquisadores usaram simulações com folhas de grafeno para estudar um tipo de “defeito” que também existe em certas teorias sobre o espaço-tempo, como se o tecido do universo pudesse se dobrar ou torcer, assim como uma folha de papel. “Pesquisas como essa ajudam a desenvolver novas tecnologias baseadas em nanomateriais, que podem revolucionar áreas como a eletrônica, a medicina e os materiais inteligentes. Além disso, ao entender melhor como o universo funciona em suas menores e maiores escalas, damos passos importantes para avanços científicos que, no futuro, podem transformar desde a forma como geramos energia até como viajamos pelo espaço”, destacou a professora Bruna.
De acordo com a professora, a Annalen der Physik é uma das mais antigas e prestigiadas revistas científicas da física, o que atesta a qualidade dos trabalhos aceitos pelo periódico. “Ao longo de sua história, foi palco de descobertas que moldaram profundamente a ciência moderna. Entre os momentos mais marcantes está o ano de 1905, quando Albert Einstein publicou nela cinco artigos revolucionários, incluindo os que tratam do efeito fotoelétrico, do movimento browniano e da teoria da relatividade restrita — feitos que redefiniram os alicerces da física”, esclareceu a professora. Bruna acredita que o trabalho publicado pela revista reforça o caráter interdisciplinar da ciência moderna. Vale destacar que o trabalho foi realizado por F. L. Carneiro, Bruna C. C. Carneiro, David Lima Azevedo e Sérgio Costa Ulhoa.
Confira aqui o trabalho publicado na Annalen der Physik .