Notícias
Servidores da Reitoria passam por treinamento de acolhimento
Libras
Com o objetivo de promover a inclusão da comunidade surda, 20 servidores que integram diferentes setores de atendimento da Reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) participaram de treinamento de acolhimento em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas, Alini Albuquerque, a previsão é que o treinamento seja realizado pelo menos duas vezes por semestre, de modo a possibilitar práticas de atendimento ao público de surdos que procura essa unidade do IFTO.
Alini explica que a ação visa, além de cumprir as legislações vigentes de inclusão das pessoas com deficiência, tornar a Reitoria um espaço "ainda mais humano", conforme destacou a coordenadora.
"O IFTO tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais acessível. Ao oferecer condições de inclusão aos surdos que necessitam utilizar a Libras para se expressar, o IFTO estará contribuindo significativamente para um ambiente mais acolhedor à nossa comunidade", acrescentou Alini.
Ela explicou, ainda, que existe a perspectiva de que a ação seja estendida às demais unidades. "Entre algumas das ações do Napne (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas) na Reitoria está o apoio a praticas de inclusão também nas unidades, por isso, estamos com projeto de um curso de Libras mais avançado para nossos servidores", completou.